Criança Esperança 2017 mobiliza a programação da Globo

32ª edição da campanha foi lançada nesta sexta-feira, em São Paulo, com discussões sobre educação e diversidade.

Foto - Globo/Marcos Rosa

Esta sexta-feira, dia 7, foi o ponto de partida para a grande mobilização em torno da garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, que o ‘Criança Esperança’ promove todos os anos. Em sua 32ª edição, a campanha propõe o tema ‘Sua esperança não está sozinha’, resgatando a consciência de união de esforços para o alcance de um objetivo maior.

“Em um ano tão difícil, nada mais importante do que lembrar as pessoas da importância desse projeto, do quanto ele é transformador. Essa campanha não é da Globo e da Unesco, é de milhões de brasileiros. Um dos principais benefícios é a mobilização para compartilhar a cultura da participação, quando nos dedicamos a estimular a cultura de solidariedade no Brasil”, afirma Sérgio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

Para Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, mobilizar o país para causas socialmente relevantes é a maior contribuição que a emissora pode oferecer ao desenvolvimento sustentável do país. Neste contexto, os projetos selecionados para receberem recursos arrecadados pelo ‘Criança Esperança’ neste ano trabalham diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial, com redução das desigualdades, educação de qualidade, erradicação da pobreza e paz e justiça.

“Mais do que mobilizar para a arrecadação, nós queremos mobilizar a sociedade para os grandes desafios. A partir de agora serão dois meses de esforço em 360°, na programação da Globo, no entretenimento, no jornalismo, no intervalo. Só no ano passado foram mais de 150 inserções na programação. Esse é o sentido de começar uma campanha de arrecadação de recursos”, afirmou Azeredo.

Selecionados pela UNESCO, parceira da Globo no ‘Criança Esperança’, os 85 projetos a serem beneficiados serão anunciados oficialmente no dia 29 de julho, no programa ‘Caldeirão do Huck’.

“A UNESCO tem orgulho de ser parceira da Globo no Criança Esperança, um projeto que contribui pra empoderar pessoas e salvar vidas. Nós nos encarregamos do processo seletivo, que é um processo público, transparente. Nos orgulhamos de nesses anos apoiarmos projetos em todo o Brasil. E a maior parte é em municípios com até 499 mil habitantes, onde o Criança Esperança faz muita diferença”, afirmou, Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da área programática da UNESCO.

Nesta tarde, foram apresentadas também as iniciativas da campanha que farão parte da programação da Globo nos próximos meses. Em primeira mão, foram mostrados filmetes com os mobilizadores Lázaro Ramos, Dira Paes, Flávio Canto e Leandra Leal, tirando dúvidas do público postadas nas redes sociais.

Na programação

As reflexões sobre temas que contribuam para mudar o panorama das juventudes do Brasil começaram já nesta sexta-feira pela manhã. Ao som dos rappers Rincón Sapiência e Tássia Reis, Pedro Bial comandou a gravação de dois programas ‘Diálogos da Esperança – Como vai você jovem brasileiro’, com previsão para irem ao ar nos dias 23 e 30 de julho na GloboNews. Educação e diversidade foram os temas abordados em cada um deles, que reuniu uma plateia formada por jovens engajados, jornalistas, formadores de opinião e ativistas.

Tábata Amaral de Pontes, fundadora do mapa da educação, Ricardo Henriques, ex-secretário de estado nas áreas de educação e direitos humanos, Gina Vieira da Ponte, professora especializada em desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar e Gelson Henrique, embaixador do ‘Youth for chance and action’ debateram o primeiro tema: uma discussão que trouxe à tona números assustadores, como três milhões de crianças e jovens que estão fora da escola.

“A escola ainda é a única opção. Eu sou egressa da escola pública, que mudou a minha vida. A escola precisa se reinventar para essa geração de nativos digitais”, lembrou a professora Gina.

O segundo programa debateu diversidade. Gabriela Moura, do coletivo ‘Não me Khalo’, o youtuber Murilo Araújo, a mobilizadora social Bruna Waitman e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro André Lázaro deram luz, ao lado de Bial, a questões como racismo, identidade de gênero e pessoas com deficiência.

O ‘Criança Esperança’ ainda vai permear a grade da Globo com o Click Esperança, reality que reúne jovens mobilizadores sociais divididos em times liberados pelos mobilizadores para criação de uma campanha que irá ao ar na tela da Globo. A competição será exibida em quatro episódios no Fantástico, a partir do dia 23 de julho. O quadro este ano terá contribuições de grandes nomes da Comunicação. O jornalista Caco Barcellos e quatro dos maiores publicitários do país – Joanna Monteiro, Erh Ray, Sergio Gordilho e Luiz Sanches – orientarão os jovens sobre como produzir conteúdo a partir de diferentes óticas do jornalismo e da publicidade.

O Mesão da Esperança, com direção de Bernardo Portugal e elenco atendendo às ligações, acontece nos dias 19, 20 e 27 de agosto, data em que se encerra a arrecadação. Um lounge integrado ao estúdio contribuirá para uma interação direta com as redes sociais. Já o ‘Telefone da Esperança’ estará presente em toda a programação.

E, na noite do dia 19, direto dos Estúdios Globo no Rio de Janeiro, Lázaro Ramos, Leandra Leal, Dira Paes e Flavio Canto comandam ao vivo o ‘Show da Esperança’, com direção artística de Rafael Dragaud e direção geral de Raoni Carneiro, que já tem confirmados Luan Santana, Simone e Simaria, Ana Vilela, Nando Reis em um número com os filhos, Adnet, Nego do Borel, Alexandre Pires, Tiago Iorc, Sandy, Pablo Vittar, Anavitoria.

O engajamento do público via redes sociais também terá destaque nesta edição. Influenciadores digitais farão imersões em projetos beneficiados de diferentes áreas do país e também assumirão os perfis da Globo no dia do grande show. Nicácio, Rezende Evil, Vic Ceridono, Carol Moreira, Nina Secrets e Bianca Andrade são alguns dos convidados a se juntarem à campanha.

Sobre o Criança Esperança

Há 32 anos, o ‘Criança Esperança’ cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens. Até aqui, mais de R$ 330 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando mais de 4 milhões de crianças e adolescentes em todo país. É possível fazer doações durante o ano inteiro, pelo site do ‘Criança Esperança’ (www.criancaesperanca.com.br). Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente. Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados. O ‘Criança Esperança’ é uma campanha de milhões de brasileiros, uma parceria da Globo com a UNESCO.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro