A realidade de crianças refugiadas é tema de exposição na Matilha Cultural

Mostra reúne imagens sobre a infância nos campos de refugiados localizados na Turquia, Líbano e Síria


A partir de 27 de junho, a Matilha Cultural abrigará a exposição Infância Refugiada / Refugge Childhood - Palestinians at Turkey, Lebanon e Syria. Trata-se de uma mostra individual da fotógrafa brasileira Karine Garcêz, que capta as expressões de crianças e adolescentes palestinos que vivem em campos de refugiados distribuídos na Turquia, Líbano e Síria. As fotos foram feitas em 2014 e 2015, durante viagem de caráter humanitário da fotógrafa, integrando missão da Organização Não-Governamental holandesa Al Wafaa Campaing.

O objetivo da exposição é o de apresentar um registro da infância nos campos de refugiados, gerar reflexões sobre a responsabilidade que a comunidade internacional tem diante da dura realidade da guerra e ausência de direitos sociais básicos, condições as quais essas crianças são submetidas.

Além disso, Karine Garcêz busca arrecadar fundos para compra de material escolar para as crianças refugiadas por meio da venda de produtos personalizados. Os produtos comercializados incluem marcadores de página, cartões postais e as bonecas de pano Mariam e Sarah, personagens da Webcomic criadas pela equipe Genesis, do curso de Mídias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e confeccionadas pela TiliArte artesanato. Infância Refugiada / Refugee Childhood conta com a parceria do Projeto Fotografia Tátil, do Curso de Arquitetura e Designer da Universidade Federal do Ceará. Neste projeto, as pessoas cegas e com deficiência visual podem ver as fotos por meio do tato, tornando assim a exposição inclusiva.

Karine Garcêz é fotógrafa documental ligada à luta internacionalista por justiça social, tendo trabalhado em campos de refugiados do Oriente Médio. Estudante de Relações Internacionais, é representante no Brasil da ONG holandesa de ajuda humanitária Al-Wafaa Campaign e palestrante do Projeto Muslimah, que explica, nas escolas, os fundamentos do Islã, defendendo a tolerância religiosa e o direito de cada um à escolha da própria fé.

Sobre a Matilha Cultural

Com oito anos de existência, a Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. Integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. 

Toda programação da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares. O espaço pode ser locado para eventos privados e a renda dessa locação é revertida para financiar projetos culturais e socioambientais da entidade.

Serviço
Exposição Infância Refugiada
Matilha Cultural - Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo/SP - Tel. (11) 3256-2636
Terça-feira a domingo, das 12h às 20h
Sábados - 14h às 20h
De 27 de Junho a 05 de Agosto

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro