Oficina com Núcleo de Cinema de Animação de Campinas na Biblioteca Pública Roberto Santos no Ipiranga


Atividade no dia 27 de maio terá também exibição do longa de animação “História Antes de uma História”, do diretor do Núcleo, Wilson Lazaretti*

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas promove, no dia 27 de maio, uma oficina especial para crianças, na Biblioteca Pública Roberto Santos, no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP.


A atividade gratuita faz parte da programação de maio do programa “Biblioteca Viva”, que acontece aos finais de semana na rede de bibliotecas municipais de São Paulo/SP, com atrações direcionadas a públicos de todas as idades, envolvendo música, teatro, brincadeiras e encontros com escritores e realizadores de cinema.

Na oficina com o Núcleo de Cinema de Animação, os participantes vão conhecer o zootroscópio, um brinquedo óptico que, na verdade, é um precursor da animação, parte da pré-história do cinema. A partir do instrumento, que permite visualizar os desenhos em movimento contínuo, as crianças exploram – brincando - os princípios básicos da animação.

A atividade ocorre dentro da Semana Mundial do Brincar, que é promovida no Brasil desde 2011 pelo movimento Aliança pela Infância. Este ano, a semana, que vai de 21 de maio a 28 de maio, tem o tema “O Brincar que Encanta o Tempo” que propõe o respeito ao ritmo das crianças, que é justamente a linha de trabalho das oficinas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em atividade há mais de 40 anos.

“É uma atividade lúdica de iniciação na arte da animação. Optamos pela técnica do desenho animado, com a construção de brinquedos ópticos, pois permitem uma compreensão gráfica e precisa da composição dos movimentos”, explica Wilson Lazaretti, um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. No zootroscópio, por exemplo, são feitas séries de desenhos em uma tira de papel. Essa tira é encaixada no zootroscópio e, ao rodá-lo, os desenhos ganham vida, tornando fácil o entendimento de como a animação se realiza. 

História Antes de Uma História

O primeiro longa metragem de Wilson Lazaretti traz às telonas os encantos, mistérios e desafios do processo da animação. A animação “História Antes de uma História”, que após 13 anos de produção, estreou nos cinemas de São Paulo em março, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, será exibida no dia 27 de maio na sala Spcine Roberto Santos, às 14h, antes da oficina.

O filme – que é uma animação de 78 minutos, apresenta a trajetória de Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar. No decorrer de uma de suas andanças, acaba encontrando vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha?

A trilha traz canções nas vozes de Elza Soares, que interpreta duas músicas da ‘Feiticeira’, Ná Ozetti, que faz a voz da “Folha Branca”, e inúmeras referências a grandes compositores clássicos como Bizet, Bach, e Carlos Gomes, entre outros.




*Wilson Lazaretti

Cofundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de Maurício Squarisi, Wilson Lazaretti é autodidata e iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP.  


Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com mais de 40 anos de atuação, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Além disso, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia, cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.


Serviço

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Exibição do filme "História Antes de Uma História"
Oficina de animação: logo após sessão do filme
Spcine Roberto Santos
Endereço - Biblioteca Pública Roberto Santos - R. Cisplatina, 505 - Ipiranga, São Paulo
Data - 27 de maio (sábado) às 14h.
Evento Gratuito




Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro