Repórter Eco especial em Fernando de Noronha

Programa mostra a diversidade da vida marinha em um dos melhores locais de mergulho do mundo.
Foto: Claudia Tavares
Foto: Claudia Tavares

O Repórter Eco, apresentado pela TV Cultura,  do próximo domingo (18/8) traz reportagem especial sobre Fernando de Noronha, considerado um dos melhores locais de mergulho do mundo. Com imagens deslumbrantes da natureza, o programa vai ao ar às 17h30.

A equipe de reportagem, formada pela jornalista Cláudia Tavares, Fernando Dj (imagens ) e Alcides de Almeida (áudio), percorreu a ilha principal do arquipélago de Fernando de Noronha (são 21 ilhas), localizado a mais de 500 km de Recife (PE). Além de registrar a diversidade da vida marinha, a matéria aborda projetos mais específicos, como os de conservação do golfinho Rotador e das tartarugas.

Além do reino animal, estão no foco do programa as trilhas do Parque Nacional e o patrimônio histórico formado pelas ruínas de fortes e antigos presídios.

Para delinear um quadro atual de Fernando de Noronha, o especial aborda os desafios para proteger a riqueza do lugar, que ganhou o título de Patrimônio Mundial Natural, concedido pela Unesco, em 2001. A reportagem conversou com um público diversificado, incluindo desde turistas, guias e moradores locais até pesquisadores como o coordenador do Projeto Golfinho Rotador, José Martins, o coordenador do Projeto Tamar, Rafael Robles, o chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Ricardo Araújo, dentre outros.

Com imagens feitas em mergulho, o programa mostra diversas espécies de peixes, entre eles alguns ameaçados de extinção. É o caso do Mero, Esponja Vermelha, Coral de Fogo e Moréia Verde.

Vale a pena conferir!

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro