Menos uma: Caloi é vendida para a gigante Dorel

Dorel compra a Caloi e eleva o faturamento da divisão de bicicletas da empresa para mais de US$ 1 bilhão

A empresa canadense Dorel Industries Inc anunciou hoje a compra de 70% das ações da Caloi. Fundada no Brasil em 1898, a Caloi é uma das mais antigas e conceituadas marcas de bicicletas do mundo, sendo a maior da América Latina e a líder no mercado brasileiro. Em 2012, as vendas da Caloi foram de aproximadamente R$ 273,5 milhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A participação da empresa no mercado brasileiro é estimada em mais de 40%. Os resultados da Caloi devem ser, a partir de agora, consolidados nas demonstrações financeiras da Dorel.

O portfólio da Caloi abrange uma grande variedade de bicicletas, desde modelos de alta performance a modelos infantis, incluindo produtos para a prática do mountain bike, para o ciclismo de estrada, para o lazer e para a mobilidade urbana. Os produtos da Caloi são distribuídos em todo o país por meio de diversos canais, tais como bike shops, hipermercados, lojas de brinquedos e lojas de esportes.

A empresa emprega mais de 900 pessoas em suas diversas unidades, a sede em São Paulo, o Centro de Tecnologia e Logística em Atibaia e sua planta em Manaus, a maior fábrica de bicicletas fora do sudeste asiático, onde são produzidas mais de 700 mil unidades por ano.

O Brasil se tornará um polo de produção para a Dorel e a fábrica da Caloi em Manaus produzirá bicicletas para as marcas da empresa, entre elas Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, para atender não só o mercado brasileiro, mas também o mercado mundial, por meio de exportações.

“Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores empresas de bicicletas do mundo, bem como a líder das Américas”, comentou Martin Schwartz, Presidente e CEO da Dorel.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro