Exposição apresenta processo do século XIX usado em Fotografias

“As imagens são expressões plásticas, onde o processo de impressão faz parte da obra"

“Tessituras - fotografias e bordados” é o nome da exposição da fotógrafa Luisa Malzoni, que ocorre no dia 28 de setembro, sábado, no Atelier Bricoleur, em São Paulo. As imagens captadas pela fotógrafa são impressas em tecidos de fibra natural como o algodão e o linho, com técnicas utilizadas no século XIX, como o Cianótipo, que resulta numa impressão azul-ciano, e o marrom Van Dyck.

Luisa Malzoni buscou inspiração para este trabalho em seu mestre, o reconhecido fotógrafo paulistano Kenji Ota, que começou a desenvolver as técnicas Cianótipo e o marrom Van Dyck, entre outras, em suportes alternativos no Brasil no final da década de 60 e início de 70, quando os fotógrafos tinham dificuldades na compra de papel fotográfico de diferentes texturas. O processo utilizado por Malzoni é artesanal, apesar de iniciá-lo com uma câmera digital.

"O melhor em utilizar os processos do século XIX é que existe demanda de tempo - algo tão escasso nos dias atuais - para pensar a intensidade das cores e no tipo de tecido que vou usar para cada imagem”, afirma Malzoni. “E as cores eu escolho para traduzir sentimentos”, completa ela.

Além de fotógrafa, Malzoni trabalha como restauradora de filmes na Cinemateca de São Paulo e, muitas vezes, na pesquisa e restauro das primeiras técnicas coloridas utilizadas no cinema.

Ao todo, a exposição reúne 17 retratos impressos em tecidos, 2 fotogramas de tecido e 9 lenços bordados com poesias de autores portugueses e brasileiros, todos emoldurados em caixas de acrílico. Malsoni também realizará um workshop, no dia 5 de outubro, sábado, das 17 às 20h, sobre a técnica do Cianótipo.

Fica a dica! 

Serviço:
Exposição: Tessituras - fotografias e bordados
Abertura: 28/09/2013, às 11h
Visitação: de 03 a 19/10/13. De quinta a sábado, das 15 às 19hs.
Local: Atelier Bricoleur -  Rua Zequinha de Abreu 105 - Pacaembu
Tel. 11 3872-5003

Workshop: Técnicas do Cianótipo
Data: 05/10/13, sábado, das 17 às 20h
Inscrições pelo e-mail: luisamalzoni@hotmail.com

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro