Semana Guilherme de Almeida acontece entre 9 e 13 de julho

Foto: Acervo Casa Guilherme de Almeida
A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza de 9 a 13 de julho uma semana para homenagear o poeta modernista. O mês de julho foi escolhido por ser o mês de seu nascimento (24 de julho de 1890) e morte (11 de julho de 1969) e, ainda, pelo dia 9 de julho ser o marco da Revolução Constitucionalista de 1932, da qual ele participou ativamente, e que neste ano completa 81 anos.

Nesta edição haverá a exibição de um filme sobre a Revolução de 1932, lançamento de um livro e uma apresentação teatral, além de um passeio temático – “Encontro Peripatético” pelo centro de São Paulo.

Para quem ainda não conhece, ou deseja ir novamente, o mês de férias é uma ótima oportunidade para visitar a Casa Guilherme de Almeida, um museu biográfico e literário, instalado na residência onde o poeta viveu de 1946 até 1969. O local abriga um significativo acervo composto de objetos pessoais, obras de arte e livros da coleção de Guilherme de Almeida.

Programação Completa

Dia 9 de julho
14h – Exibição de filme e palestra: SP 32
Com apresentação de Cássio Martin
A partir de reconstituição histórica impecável, o filme relata os últimos momentos da resistência paulistana na frente de batalha, num dos episódios mais marcantes do século XX em São Paulo, a Revolução de 1932. Após a exibição, o diretor Cássio Martin comentará o processo de criação e execução de sua obra, que levou mais de quatro anos para ser concluída.

15h30 – Lançamento de livro: Reforma da Paulista e um coração pisado
De Elisa Andrade Buzzo
Na abertura da Semana Guilherme de Almeida, a Editora Oitava Rima promove o lançamento do primeiro livro de crônicas de Elisa Andrade Buzzo, já reconhecida por seu trabalho em poesia. Este livro recolhe uma série de crônicas sobre a cidade de São Paulo e sua paisagem intimidadora e bela ao mesmo tempo. Na ocasião, será lida pela autora uma das crônicas, que faz referência à Casa Guilherme de Almeida, às obras de seu acervo e às atividades que promove.

Dia 10 de julho
19h – Os traços de Anita Malfatti em Você: ilustrações da pintora na obra de Guilherme de Almeida
Por Ana Beatriz Linardi
A pesquisa volta-se para as ilustrações produzidas pela artista Anita Malfatti para uma edição de 1932 da obra Você, de Guilherme de Almeida. Procura-se entender, por meio dessa análise, as relações entre literatura e pintura, no contexto da produção modernista brasileira, e, também, como se dá o encontro entre imagens poéticas e imagens visuais na produção poética de Guilherme de Almeida.

Dia 11 de julho
20h – “Simples cidade”: peça de Letícia Tomazella e Marcos Reis
Espetáculo baseado em textos de Guilherme de Almeida, que trata de encontros e desencontros: perdido em meio a “interesses desinteressantes, palavrórios, incompreensíveis incompreensões”, um homem buscador encontra-se com vários tipos de pessoas em seu caminho. Em cada ocasião, uma criação poética; em cada uma, a diferença humana e o encontro.

Dia 12 de julho
19h – Grupo de Estudo Guilherme de Almeida
Coordenação: Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello
O grupo de estudos da obra de Guilherme de Almeida, já em seu terceiro ano de atividade, apresenta a conclusão de suas pesquisas realizadas durante o primeiro semestre de 2013.

Dia 13 de julho
Das 9h às 14h – Encontro Peripatético
"Roteiro de um poeta em São Paulo" (da Casa Guilherme de Almeida ao centro da cidade)
Pelo Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e por Laercio Cardoso de Carvalho.
Participação de Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida.

Este Encontro Peripatético (atividade que se baseia no conceito aristotélico de “ensinar passeando”), inspirado em "Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo", texto de Guilherme de Almeida, de 1967, incluído no livro de crônicas Pela Cidade (2004) terá início com uma visita à Casa Guilherme de Almeida e seguirá até a Estação República do Metrô, no centro da cidade. Serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida, com comentários do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho.
O final do encontro será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão na R. Roberto Simonsen, n°79, na Sé, onde será oferecido, pela primeira vez, um menu elaborado em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida. A entrada será composta por uma salada Waldorf (que costumava ser servida pelo casal Guilherme e Baby de Almeida em sua residência). O prato principal consiste em uma receita tradicional paulista: o picadinho, acompanhado de molho madeira, ovo poché, banana frita e arroz.
A participação no evento Encontro Peripatético é gratuita; o participante deverá pagar apenas a sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro da cidade. No restaurante, o almoço (não obrigatório) tem custo estimado de R$ 35,00.

Número de vagas: 20. Para se inscrever é necessário ligar para 3673-1883 / 3672-1391 ou mandar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento. Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro