São Simão: III Festival Cultural de Cinema


 Evento gratuito reúne grandes produções nacionais e traz profissionais do cinema para bate-papo com o público.
Foto Divulgação
Totalmente gratuito, o festival busca promover o intercâmbio de informações entre profissionais da área e interessados em cinema. Neste ano, moradores de São Simão e da região poderão conferir os longas Uma História de Amor e Fúria; Meu País; Raul – O início, o fim e o meio; Colegas; Xingu; O Som ao Redor; e Até que a Sorte nos Separe. As sessões apresentam horários diversos, abrangendo os três períodos (manhã, tarde e noite).

Para participar, basta retirar o ingresso uma hora antes do início do filme na bilheteria do Cine Theatro. O público terá, ainda, a chance de conhecer um pouco mais da atuação de profissionais do cinema brasileiro. Estão confirmados no III Festival Cultural – Cinema: Marçal Souza, produtor do filme Colegas; os irmãos Caio e Fabiano Gullane, da produtora Gullane – responsáveis pela produção de longas de sucesso, como Bicho de Sete Cabeças, O ano em que meus pais saíram de férias e o recente filme Até Que a Sorte nos Separe –; Alessandra Tosi, produtora de elenco no filme Meu País; e Denis Feijão, produtor do longa Raul – O início, o fim e o meio.

As sessões comentadas são abertas ao público e ocorrerão sempre às 21h, a partir do dia 8 de agosto. Toda programação do festival pode ser conferida no site www.festivalcultural.com.
 
A terceira edição do Festival Cultural – Cinema de São Simão, que será realizada entre os dias 5 a 11 de agosto, já está com a programação fechada. Na última semana de junho, o evento anunciou todas as produções nacionais que serão exibidas no Cine Theatro Carlos Gomes e os nomes dos convidados que estarão presentes nas sessões comentadas.
Outra atividade realizada pelo Festival de Cinema é o III Festival de Curtas-Metragens, com premiação de R$ 1.000,00 aos curtas selecionados, tanto pelo público quanto pelo júri oficial.

O evento tem a parceria da Prefeitura de São Simão, patrocínio da Viralcool e conta com o apoio do SOS Cultura, Gullane e Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Curiosidades sobre São Simão

São Simão é um município do estado de São Paulo, que está situado a 51 quilômetros de Ribeirão Preto.
O município de São Simão, recebeu no século XIX, a visita de Dom Pedro II, e de sua esposa Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon.
Na Revolução Constitucionalista de 1932, os simonenses, assim como todos os paulistas, pegaram às armas para combater a ditadura instaurada por Getúlio Vargas desde 1930.
As mulheres formaram um batalhão, o Batalhão Feminino, e por causa dos discursos feitos nas praças da cidade, formou-se o Batalhão de Voluntários de São Simão. As mulheres desse batalhão ficaram responsáveis pela confecção das fardas, os sapateiros ficaram responsáveis pela confecção das botinas dos soldados, isso porque os voluntários simonenses tinham pressa de irem aos campos de batalha, para darem a vitória a São Paulo.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro