ALIANÇA FRANCESA TRAZ PARA SÃO PAULO A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “SABINE WEISS, AMOR PELA VIDA”

Junto de Willy Ronis, Robert Doisneau, Brassaï, Gisèle Freund e Janine Niepce, Sabine Weiss faz parte dos grandes fotógrafos humanistas
 
 
A exposição “Sabine Weiss, Amor pela Vida”, da fotógrafa humanista Sabine Weiss, estará em São Paulo de 16 de agosto a 15 de setembro, no Citroën Experience Centre - Oscar Freire. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra chega à capital paulista fruto da parceria da Aliança Francesa com a Citroën do Brasil, e do apoio da EDF Norte Fluminense, AirFrance e da Embaixada da França no Brasil.

É a primeira vez que as obras da renomada fotógrafa ganham exposição no Brasil e na America Latina. Para São Paulo, foram selecionadas 60 imagens que retratam a história da fotografia, dos anos 50 até os dias de hoje, organizadas em seis temas: “Infância”; “A fé”; “Noite e Bruma”; “Ambientes”; “Outras terras” e “Artistas”.

Nascida na Suíça em 1924 e naturalizada francesa, Sabine Weiss dedicou cerca de 70 anos à fotografia. Hoje com quase 90 anos, a fotógrafa ainda está na ativa e veio ao Brasil para a abertura da sua exposição, em junho, no Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio), na capital fluminense.

Na exposição poderão ser vistas imagens de Paris, Roma e Nova York, em que Sabine Weiss capturou pessoas em cenas de rua para relatar solidões, crenças, fugacidade do instante ou da emoção.
 
Sua produção inclui fotos de artistas (Stravinsky, Giacometti, Cocteau, Fernand Léger, Dubuffet), publicidade, moda (foi assistente do célebre fotógrafo de moda Willy Maywald) e encomendas de publicações como Paris-Match, Life, Time, Newsweek, Fortune, Esquire, entre outras.

Não é por acaso que algumas de suas fotografias encontram-se hoje nas coleções públicas do Musée National d'Art Moderne, de Paris, do Centre Georges Pompidou, do Art Institute, de Chicago, do Metropolitan Museum e do Museum of Modern Art, de New York, ou do Museum of Modern Art de Kyoto. No entanto, Sabine Weiss sempre teve preferência declarada pelo povo, pelas pessoas na vida cotidiana, ligadas por uma característica comum de espontaneidade e simplicidade.

“Seu trabalho pessoal está ligado à vida no cotidiano, às emoções e às pessoas, mesclando com desenvoltura poesia e observação social, e de uma maneira única. Por isso, apesar da sua obra ser tão relevante, porém pouco conhecida por aqui, muito nos orgulha poder viabilizar esse encontro com o público brasileiro”, justifica Yann Lorvo, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil.

Serviço:
Exposição "Sabine Weiss, Amor pela vida"
Onde: Citroën Experience Centre
Endereço: Rua Oscar Freire, 1009 - São Paulo
Quando: de 16 de agosto até 15 de setembro - Segunda à domingo
Horário: das 10h às 20h
Entrada gratuita
Classificação livre

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro