Mostra Fotográfica: Renascimento do Japão

Foto Divulgação
A mostra revela a tristeza diante do caos e a rápida reconstrução das cidades 

Em parceria com o consulado do Japão, em São Paulo, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, apresenta a exposição “Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”, com 51 fotografias pertencentes ao consulado. 

A exposição é uma homenagem ao povo nipônico e, em especial, aos residentes no estado de São Paulo, que abriga uma das maiores colônias de imigrantes japoneses do mundo. 

A mostra, que acontece de 2 a 18 de março no Palácio dos Bandeirantes, traz imagens da tragédia vivida pelos japoneses e as consequentes transformações das áreas atingidas pelos tremores de terra e “tsunami” que castigaram o país em 2011. As imagens revelam a tristeza diante do caos, da angústia e da perda, além de destacar a rápida reconstrução das regiões atingidas pelos desastres naturais. 

A realização do evento também contou com o apoio da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo. 


Tsunami no Japão


No dia 11 de março de 2011, um violento terremoto seguido por “tsunami” atingiu a costa nordeste do território japonês. Quinze mil pessoas morreram e mais de oito mil ainda estão desaparecidas. 

Para a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, “a mostra tem o objetivo de registrar a reconstrução e as transformações dos locais atingidos e homenagear o povo japonês por seu empenho e compromisso em modificar com rapidez e dignidade as consequências dessa trágica história, preservando uma cultura valiosa.” 

Serviço

“Renascimento do Japão: um ano após a tragédia” 
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 - São Paulo 
Data: de 2 a 18 março de 2012
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h – grupos de até 10 pessoas. Todas as visitas são acompanhadas por educadores. 
Entrada: gratuita. Possui acesso a pessoas com deficiências. 
Informações: (11) 2193-8282 
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br/

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro