Vale Night - Comédia faz curta temporada no Teatro Gláucio Gill (RJ)

Foto - Dalton Valério

As atrizes Vilma Melo, Luana Martau e Aline Carrocino discutem no palco temas como maternidade, pressões sociais, padrões e desejos femininos

Indicado ao prêmio Melhor Espetáculo de Humor no FITA 2025, o espetáculo Vale Night, escrito e dirigido por Renata Mizrahi, estreia nova temporada no Teatro Gláucio Gill, de 07 a 30 de março. No elenco estão Vilma Melo, Luana Martau e Aline Carrocino, três atrizes de forte presença cênica que dão vida a personagens atravessadas pelos desafios, contradições e afetos da maternidade contemporânea. Temas constantes do universo feminino e necessários neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A trama acompanha Paula (Aline Carrocino), Virgínia (Vilma Melo) e Carla (Luana Martau), três mães de bebês que participam do mesmo grupo de WhatsApp e decidem se encontrar, pela primeira vez, em um bar para tomar um vinho. O que seria apenas uma noite de descanso - a famosa vale night - se transforma em um encontro revelador, capaz de mudar o rumo de suas vidas.

Com humor afiado e grande carga emocional, a peça desromantiza a maternidade ao expor suas ambivalências, solidões, pressões sociais e desejos silenciados. Ao longo da conversa, as personagens descobrem conexões profundas, resgatam sonhos antigos e passam a questionar padrões impostos às mulheres, como a ideia de que a maternidade deve ser, obrigatoriamente, sinônimo de realização plena.

O espetáculo nasceu a partir de experiências pessoais da autora e diretora Renata Mizrahi, mãe solo, inspirada em relatos reais compartilhados em grupos de apoio entre mulheres. A dramaturgia constrói um espaço simbólico de escuta honesta, onde o riso convive com a emoção e a identificação do público é imediata.

“Escrevi essa peça um pouco depois do meu filho nascer como um grande expurgo das coisas que estava vivendo como mãe de bebê. Sem nenhuma pretensão de falar de toda maternidade, e sim, um recorte de três perfis completamente diferentes, mas com muitas nuances e profundidade em comum. O propósito dessa peça é estender as mãos às mães da plateia e dizer que todas nós passamos por coisas muito semelhantes, apesar de nos sentirmos extremamente sozinhas. É um convite à uma noite de encontro, risos e acolhimentos”, analisa Renata.

Desde sua estreia, em 2019, no Rio de Janeiro, Vale Night consolidou-se como sucesso de público e crítica, passando por teatros como Cândido Mendes, Café Pequeno e Gláucio Gill, além de realizar circulação internacional em Portugal, com temporadas em Lisboa e outras cidades.

Em 2024, integrou a programação do Festival de Teatro do Midrash e, em 2025, participou do FITA Festival, com sessões em horário nobre para mais de 1500 pessoas, recebendo indicação a Melhor Espetáculo de Humor. A montagem conta com direção de produção de Sandro Rabello e iluminação de Ana Luzia Molinari.

Ficha técnica
Vale Night
Texto e Direção - Renata Mizrahi
Elenco - Aline Carrocino, Luana Martau e Vilma Melo
Stand In - Daniela Fontan e Elisa Pinheiro
Direção de Produção - Sandro Rabello
Fotografia - Dalton Valério
Iluminação - Ana Luzia Molinari
Assessoria de Imprensa - Dobbs Scarpa

Serviço
Vale Night
Temporada - de 07 a 30 de março - sábados, domingos e segundas
Horário - 20h
Duração - 60 minutos
Local - Teatro Gláucio Gill
Endereço - Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana - Rio de Janeiro (RJ)
Capacidade - 154 lugares
Ingressos - R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Classificação - 14 anos
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários