Muito antes dos livros infantis nascerem no mercado editorial como são conhecidos hoje, as Fábulas de Esopo já circulavam e se conectavam com as pessoas ao redor do mundo. A nova coletânea que chega às livrarias pelo selo tatu-bola, da Editora Planeta, resgata quase 100 histórias clássicas e traz ilustrações cheias de cor que dão vida a cada palavra, auxiliando pais, professores e cuidadores a compartilharem os valores ensinados pelas narrativas para as crianças.
Incluindo os contos mais famosos, entre eles, A Tartaruga e a Lebre, A Cigarra e a Formiga, O Ratinho do Campo e o Ratinho da Cidade, O Lobo em Pele de Cordeiro e O Ratinho e o Elefante, as histórias trazem como protagonistas animais que ganham voz e comportamento humano para ensinar, com leveza e humor, valores de coragem, humildade, esperteza, convivência, solidariedade, perseverança, entre outros. O livro promove uma leitura prazerosa e educativa, estimulando a prática da leitura compartilhada entre adultos e crianças - capaz de tecer relações e estreitar vínculos intergeracional -, ideal para ser feita em família, nas salas de aula e em bibliotecas.
De maneira lúdica, a obra incentiva que mães, pais e responsáveis conversem com as crianças, das mais novas às mais velhas, estimulando valores, reflexões e imaginação. Já os professores encontrarão material rico para trabalhar o gênero fábula, previsto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como um dos gêneros literários lidos e discutidos tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
Criadas por Esopo, autor que se acredita ter vivido na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C., as histórias que compõe o livro Fábulas de Esopo atravessaram os séculos a partir da tradição oral, graças à força e à utilidade das mensagens que carregam. Atemporais, as fábulas tratam de forma simples e lúdica dilemas e questões universais da natureza humana, permitindo que pessoas de todas as idades e épocas se identifiquem com as situações narradas.
Sobre o autor
Esopo é conhecido como o famoso fabulista grego. Na realidade, porém, sabe-se muito pouco a respeito dele. Ele viveu, provavelmente, entre os séculos VI e V a.C., na Grécia Antiga. Acredita-se que tenha nascido na Frígia, uma região que atualmente faz parte da Turquia, embora haja quem assegure que era oriundo da Trácia, de Samos, do Egito ou de Sardes. Segundo se conta, Esopo nasceu e passou parte da vida escravizado. Teria sido graças à sua inteligência e perspicácia que conquistou a liberdade. Algumas fontes também mencionam que ele foi um viajante, um andarilho que trabalhou em diversas cidades, incluindo Samos e Mileto, onde teria se encontrado com figuras históricas como o filósofo Tales.
Ficha técnica
Fábulas de Esopo
Autor - Esopo
Ilustrações - Lazoboy
Tradução - Eva Barros Rampazo
Editora - Planeta | Selo tatu-bola
Páginas - 96
Preço - R$ 48,48
Para mais informações ou comprar clique aqui
0 Comentários