O suspense brasileiro Quarta-feira de Cinzas, protagonizado por Emiliano Ruschel, dirigido por Fabio Brasil e escrito por Fabio Brasil e Roberta Saboya, ganhou dois prêmios no Rio Fantastik Festival: Menção Honrosa pela atuação para o ator Emiliano Ruschel e Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular.
O filme teve sua estreia mundial em Passo Fundo, cidade que acolheu a produção e serviu como cenário central das filmagens, na primeira fase do lançamento do filme que entrará em circuito nacional em 2026. Quarta-feira de Cinzas já foi exibido em festivais de cinema de gênero como Fantaspoa, Sinistro Festival e Rio Fantastik, e seguirá em circuito nacional e internacional.
Um suspense de ritmo envolvente
Com 100 minutos de duração, o filme acompanha três irmãos que, durante o Carnaval, se veem envolvidos na morte de uma mulher misteriosa, cujo corpo acaba no porta-malas do carro deles. A trama, inspirada em clássicos de Sam Peckinpah como Straw Dogs, constrói um suspense psicológico que transforma personagens comuns em figuras confrontadas com a violência. Além de Emiliano Ruschel, o filme traz nomes como Kéfera Buchmann, Thiago Tomé, Juliano Laham e marca o retorno de Daniela Escobar ao cinema nacional.
“O Emiliano Ruschel é um ator construtor. Ele realmente leva a sério o seu ofício, estuda, participa de todas as etapas, procura entender a visão do diretor e constrói o personagem junto com você. Ele te força a pensar mais sobre o que você está fazendo, e isso é incrível. A curva dramática que ele alcançou no filme é resultado desse trabalho duro e dessa dedicação. Ele fez muitas cenas difíceis, dramáticas, físicas, e segurou a onda de um jeito impressionante - sempre muito concentrado e com uma entrega consciente, com intenção. Ele sabe exatamente o que está fazendo. É pra mim isso que diferencia um grande ator”, afirma Fabio Brasil.
“Quando me apresentaram o projeto fiquei impressionado com a qualidade do roteiro, e encontrei no personagem do André a possibilidade de construir um arco muito profundo, começar em um lugar e terminar em outro bem diferente, essa é uma das qualidades mais importantes que um roteiro pode nos proporcionar, realmente o personagem foi um presente… E com a direção do próprio Fabio foi uma caminhada firme e segura, com a sua generosidade e criatividade, alinhado com a sua visão do filme, foi realmente incrível essa jornada junto dele… Um diretor completo”, comenta Emiliano Ruschel.
Entre as locações mais impactantes, destacam-se quatro noites de filmagem em um cemitério da cidade. “No início todos estavam apreensivos, mas logo nos acostumamos. Foi como revisitar o espírito de José Mojica Marins, o Zé do Caixão”, relembra o diretor.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Quarta-feira de Cinzas
Brasil | 2025 | Suspense | 100 min.
Título Internacional - Ash Wednesday
Direção - Fabio Brasil
Roteiro - Fabio Brasil e Roberta Saboya
Elenco - Emiliano Ruschel, Kéfera Buchmann, Thiago Tomé, Juliano Laham e Daniela Escobar
Produção - Pablo Kobayashi
Classificação - 16 anos


0 Comentários