Memorial da América Latina recebe o maior evento de astronautas do mundo


Encerramento do 36º Encontro Internacional de Astronautas terá lançamento de livro fotográfico inédito feito pelos exploradores espaciais e um concerto com a participação de grandes nomes da música brasileira

Um dos mais expressivos complexos culturais do país abre as portas para receber a cerimônia de encerramento do 36º Encontro Internacional de Astronautas, que acontece pela primeira vez no Brasil, com a celebração final marcada para esta sexta-feira, dia 07 de novembro, no Memorial da América Latina, localizado no bairro da Barra Funda (SP).

Após passarem a semana realizando palestras educacionais em algumas escolas públicas de São Paulo e visitações aos centros de pesquisas localizados no interior - como a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ainda participarem da abertura da exposição A História do Programa Espacial Mundial, que acontece no Museu Catavento, os mais de 100 astronautas que fazem parte do programa espacial da ASE (Association of Space Explorers) - a única associação profissional para astronautas do mundo, vindos de 20 nações diferentes, como Índia, Coréia do Sul, Rússia, Brasil e Estados Unidos, desembarcam no Memorial da América Latina para uma noite de atividades que ​​conecta arte, ciência e cooperação internacional em uma celebração pela paz mundial.

A programação do Memorial aberta ao público acontece a partir das 18h desta sexta-feira, 07 de novembro, com o lançamento do livro fotográfico inédito As Visões de Cosmos - que conta com imagens de missões espaciais feitas por alguns dos astronautas que estarão presentes durante o evento, que terá também uma cerimônia de premiação para homenagear Ozires Silva, presidente e fundador da Embraer - uma das principais empresas da aviação mundial, e o concerto Queremos Paz no Planeta, realizado por grandes nomes da música brasileira, como Marcus Viana, Adylson Godoy e mais 80 astronautas de diferentes partes do mundo para o encerramento do evento.

A ideia de reunir astronautas de diferentes nacionalidades para participarem de um concerto de música clássica sob a regência da Orquestra Arte Viva e a batuta do maestro Amilson Godoy, além da participação de corais infantis e juvenis, que simbolizam o futuro e reforçam a mensagem conjunta de união entre povos, serve para chamar a atenção do público e dos chefes de estados internacionais e da mídia, para mostrar que a Terra é uma e que todos os que habitam dentro dela deveriam se unir para defendê-la de grandes estragos ao invés de destruí-la com as guerras que estão acontecendo em diferentes partes do Planeta.

Entre os nomes que abrilhantam o espetáculo, o destaque especial vai para Marcus Viana, compositor, violinista e multi-instrumentista mineiro que se tornou um dos grandes embaixadores da música instrumental brasileira. Reconhecido nacionalmente por suas trilhas sonoras para a televisão, Marcus assinou obras memoráveis como Pantanal, O Clone, Terra Nostra e Xica da Silva, que marcaram gerações e projetaram sua arte para além das fronteiras brasileiras.

Com uma obra que transita entre o erudito, o popular e o espiritual, Marcus Viana é conhecido por unir a grandiosidade orquestral com a emoção melódica profundamente ligada à cultura brasileira. Seu trabalho com o grupo Sagrado Coração da Terra tornou-se referência de inovação e sensibilidade musical, sempre trazendo mensagens de paz, natureza e humanidade. No concerto, Marcus levará ao público interpretações inesquecíveis, reafirmando seu lugar como um dos maiores compositores e intérpretes contemporâneos do país.

Outro nome fundamental no espetáculo é Adylson Godoy, pianista, maestro e compositor de trajetória marcante na música brasileira. Autor de obras emblemáticas como Canto da Vitória, Eternidade e Queremos Paz no Planeta, Godoy é responsável por traduzir em música a mensagem central do concerto: a esperança de um mundo mais justo e unido.

Sua obra carrega não apenas sofisticação técnica e beleza estética, mas também um forte engajamento humanista. Ao lado da Orquestra Arte Viva e de grandes intérpretes, Adylson Godoy será a ponte entre a tradição da música brasileira e o manifesto universal pela paz, que ganha força inédita com a presença dos astronautas. Além de Marcus Viana e Adylson Godoy, o palco receberá artistas consagrados que darão voz e emoção a esta noite especial:
Claudia Souza, intérprete que imprime força e sensibilidade em suas performances
Claudya, uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira
Filó Machado, músico de reconhecimento internacional no jazz e na MPB
Maria Clara Mascellani, jovem revelação com interpretações já aclamadas pelo público
Silvio Brito, cantor e comunicador que atravessa gerações
Zé Luiz Mazziotti, referência do canto brasileiro, aclamado pela crítica e pelo público

Para saber mais sobre as atividades que compõem a programação do 36º Encontro Internacional de Astronautas, assim como os exploradores espaciais participantes e nacionalidades presentes, acesse o site oficial da ASE (Association of Space Explorers) aqui.

Postar um comentário

0 Comentários