Mais de 90 cidades de todo Brasil recebem a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano


Evento acontece até 29 de novembro presencialmente e também no formato digital, celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana com 12 títulos inéditos e 12 obras clássicas. Filme mais assistido no streaming levará o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano

A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano (saiba mais aqui) chegou ao Brasil celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana. Nesse marco histórico, o evento reúne uma seleção especial que mescla 12 estreias inéditas no país e uma retrospectiva de 12 obras clássicas fundamentais, oferecendo ao público um panorama abrangente da riqueza e da diversidade do cinema da Itália. Mais de 90 cidades de todo o Brasil recebem o Festival até 29 de novembro. Serão mais de 100 salas espalhadas por todo o país.

Na Seção Inéditos, o público terá oportunidade de ver algumas das produções mais aguardadas do cinema italiano contemporâneo. Entre os destaques, está Le Assaggiatrici (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini, que retrata a experiência das mulheres forçadas a provar a comida de Hitler, L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò, sobre as estratégias militares de Giuseppe Garibaldi, Hey Joe, de Claudio Giovannesi, estrelado por James Franco, sobre o reencontro dramático entre um veterano americano e o filho que nunca conheceu, além do road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, selecionado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2025.

Frame de Le Assaggiatrici (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini

Já a Seção Retrospectiva homenageia os grandes maestros do cinema italiano, trazendo de volta às telas obras que marcaram a história da sétima arte. Entre os destaques, estão Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica, marco do neorrealismo, Paisà, de Roberto Rossellini, que narra em episódios a libertação da Itália na Segunda Guerra e L’Amore in Città (Amor na Cidade), antologia de seis episódios, cada qual dirigido por um autor diferente, reunindo diferentes olhares sobre amor, desejo, vida urbana no pós-guerra.

O filme mais assistido no streaming durante o Festival será coroado com o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, reafirmando a força da audiência digital e o papel da tecnologia como elo entre a sétima arte e o público. Neste ano que marca a 20ª edição do Festival, a homenagem celebra os grandes mestres do cinema italiano, que foram artistas que apresentaram seu olhar sobre o mundo e continuam inspirando novas gerações, do pós-guerra à era digital.

Frame de Hey Joe, de Claudio Giovannesi

De autoria de Márcio Casarotti, o troféu de 2025, intitulado Il maestro delle immagini eterne (O mestre das imagens eternas), homenageia o diretor como um verdadeiro maestro, alguém que conduz sua obra com sensibilidade, técnica e imaginação. “Nesta edição especial, pensamos em uma escultura que simboliza não apenas a longevidade do evento, mas também a força transformadora e a relevância atemporal do cinema como expressão artística e cultural”, afirma Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina.

Alarcon ainda completa que o desenvolvimento desta obra foi pensado para traduzir o movimento contínuo do cinema, que conecta passado, presente e o futuro. “É uma metáfora da busca incessante dos cineastas por transformar experiências humanas em arte, memória e emoção”, finaliza.

Frame do longa Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica

O Festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo - ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura. “Estou muito feliz de poder abrir também este ano ao Brasil a 20ª edição do Festival do Cinema Italiano no Brasil, que propõe o melhor cinema italiano de autor, com os maiores sucessos de hoje ao lado de uma importante seleção de obras-primas do passado”, afirmou o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

“Mas o que mais me enche de orgulho é o fato de conseguir levar o grande cinema italiano e a língua italiana não apenas às principais cidades brasileiras, mas também a muitos pequenos centros e, através do streaming, a todas as casas dos amigos brasileiros. Isso demonstra como este evento, único no seu gênero, busca democratizar a arte, tornando-a acessível praticamente a todos e de forma gratuita", finalizou.

Confira abaixo a vinheta do Festival:

Postar um comentário

0 Comentários