Instituto ABIHPEC realiza agenda especial no Outubro Rosa com o projeto De Bem Com Você

Foto - Divulgação

O programa promove autoestima e bem-estar durante todo o mês de outubro com 
oficinas de automaquiagem, atividades online e eventos de conscientização

De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer, programa do Instituto ABIHPEC, realiza durante o mês do Outubro Rosa uma agenda especial, levando uma série de ações para mulheres em tratamento oncológico. São oferecidas oficinas de automaquiagem em hospitais e organizações parceiras, além de atividades online. O objetivo é proporcionar momentos de autocuidado para elevar a autoestima e apoiar a prevenção do câncer de mama, reforçando a importância do cuidado integral da mulher durante o tratamento.

Destaque é a conhecida oficina de automaquiagem da Fiesp realiza no dia 22 de outubro, das 10h às 15h uma ação gratuita de conscientização sobre o câncer de mama, com atividades para pacientes oncológicas voltadas à autoestima e ao cuidado feminino. O evento acontece na calçada da Fiesp (Av. Paulista, 1313) e integra a programação nacional do projeto De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer, do Instituto ABIHPEC.

Durante a ação, serão oferecidos tutoriais de automaquiagem, com técnicas exclusivas para realçar a beleza e ajudar mulheres em tratamento oncológico a lidar com os efeitos da quimioterapia. As participantes recebem um kit de maquiagem e aprendem truques que reforçam a autoconfiança e o bem-estar. As vagas são limitadas e é necessário agendamento prévio.

A programação inclui também conversas com médicos especialistas do ICESP e do Instituto Oncoguia, com informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e mitos relacionados ao câncer de mama. Além disso, o público poderá participar da amarração de lenços, uma atividade aberta que incentiva a doação de lenços e turbantes para apoiar outras mulheres em tratamento.

Sobre o programa De Bem Com Você

Criado em 2012, o De Bem Com Você, do Instituto ABIHPEC oferece oficinas gratuitas de automaquiagem em todo o país, realizadas por maquiadores voluntários. Nessas atividades, as participantes aprendem técnicas simples para valorizar sua beleza, lidar com mudanças na aparência durante o tratamento e resgatar a autoconfiança.

“Quando olhamos para o sorriso e a confiança que voltam ao rosto das mulheres depois das oficinas, entendemos que o De Bem Com Você transforma muito mais que a aparência. Ele ajuda a reconstruir a autoestima e a força interior de cada participante”, ressalta Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC.

Durante o Outubro Rosa 2025, estão previstas oficinas especiais , além de eventos de conscientização em diversas cidades:
  • 19 de outubro - Corrida da Secretaria da Mulher, em Itapetininga (SP) - já realizada
  • 20 de outubro - Abertura da Mostra Cortes e Cores da Associação APPA patrocinada pelo Instituto ABIHPEC, no Clube Municipal da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
  • 22 de outubro - Oficina de automaquiagem na loja Sephora do Shopping Balneário em Camboriú (SC)
  • 22 de outubro - Estão previstas ainda atividades na FIESP, onde serão realizados tutoriais de automaquiagem voltados para mulheres em tratamento oncológico
  • 25 de outubro - Corrida do Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte (MG)
As inscrições para as oficinas online estão disponíveis no site do Instituto ABIHPEC, no link aqui.

“O projeto De Bem Com Você oferece um apoio transformador aos pacientes, com oficinas e kits de cuidados pensados para essa fase. Além de orientações práticas, as atividades em grupo promovem a troca de experiências entre os participantes, fortalecendo a autoestima e criando um ambiente de acolhimento e transformação”, comenta Dra. Vera Bifulco, psicooncologista e conselheira do Instituto ABIHPEC.

Embaixadora que inspira

Neste ano, o programa apresenta sua nova embaixadora, Flora Singer. Mãe de dois filhos, publicitária e apaixonada por livros e comunicação, Flora enfrentou o câncer de mama e escolheu transformar a experiência em um caminho de cura e autoconhecimento. Agora, ela compartilhará suas vivências, trocando aprendizados e inspirando outras mulheres a se reconectarem com sua beleza e força interior.

Resultados do impacto

Em 2024, o Instituto ABIHPEC impactou mais de 36,6 milhões de pessoas por meio de projetos de inclusão social, autocuidado e conscientização, com o apoio da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Somente o projeto De Bem Com Você realizou 610 oficinas em 14 estados, beneficiando 10.931 pessoas com atividades de automaquiagem e cuidados pessoais.

No ano passado, a campanha do Outubro Rosa também registrou crescimento de 19% no número de atendimentos em relação ao ano anterior, ampliando o impacto e levando mais acolhimento a mulheres em tratamento oncológico.

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados. A missão da entidade é engajar e mobilizar o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para o resgate da autoestima, promoção do bem-estar e inclusão social. Entre os principais projetos do Instituto estão o De Bem Com Você, que oferece oficinas de automaquiagem e autocuidado para mulheres e homens em tratamento oncológicos e já atendeu mais de 70 mil pessoas desde 2012 e o projeto Beleza Negra, que capacita empreendedores afrodescendentes de salões de beleza.

Postar um comentário

0 Comentários