Drácula, do diretor romeno Radu Jude, é no mínimo surreal


Longa participa da 
Perspectiva Internacional da Mostra de Cinema de São Paulo

Drácula, do diretor romeno Radu Jude, reconta a lenda do vampiro por meio de múltiplas histórias e gêneros. O filme mistura comédia, drama, terror, zumbis, inteligência artificial e crítica social para desconstruir o mito de Drácula.


No longa, um jovem e curioso cineasta desafia a sua criatividade com as possibilidades ilimitadas de uma falsa IA.  Uma mistura surpreendente de várias histórias, do passado e do presente, sobre o mito original de Drácula: uma caça a vampiros, zumbis e Drácula interrompendo uma greve, um conto de ficção científica sobre o retorno de Vlad, o Empalador, uma adaptação da primeira novela romena sobre vampiros, um romance trágico, um conto popular vulgar, histórias kitsch geradas por inteligência artificial. O longa foi exibido no Festival de Locarno.

Sobre o diretor

Foto - Raluca Munteanu

Radu Jude, é um dos mais importantes realizadores do cinema romeno contemporâneo. Formado no departamento de produção de vídeos da Universidade de Mídia de Bucareste, estreou na direção de longas com The Happiest Girl in the World, em 2009. Dele, a Mostra exibiu Aferim! (2015), vencedor do Urso de Prata de melhor direção do Festival de Berlim, Corações Cicatrizados (2016), que recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Locarno, Eu Não Me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros (2018), ganhador do prêmio de melhor filme no Festival de Karlovy Vary, A Saída dos Trens (2020), Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021), vencedor do Urso de Ouro da Berlinale, Não Espere Muito do Fim do Mundo (2023), que recebeu o prêmio especial do júri em Locarno, além de Sleep #2 e Oito Cartões-Postais da Utopia, ambos de 2024.

Ficha técnica
Drácula
Romênia, Áustria, Luxemburgo, Brasil | 2025 | Ficção Científica | 170 min.
Direção e Roteiro - Radu Jude
Fotografia - Marius Panduru
Montagem - Cătălin Cristuțiu
Som - Odo Grötschnig, Sebastian Zsemlye, Jaime Baksht e Michelle Couttolenc
Direção de Arte - Andreea Popa
Elenco - Adonis Tanța, Gabriel Spahiu, Oana Maria Zaharia, Andrada Balea, Ilinca Manolache, Șerban Pavlu, Alexandru Dabija e Lukas Miko
Produção - Alexandru Teodorescu e Rodrigo Teixeira
Coprodução - Lukas V. Rinner, Adrien Chef, Paul Thiltges, Jani Thiltges, Ada Solomon e Radu Jude
Produzido por Saga Film
Coproduzido por RT Features, Nabis Filmgroup, Paul Thiltges Distribution, Samsa Film, Bord Cadre Films, Sovereign Films e MicroFILM
Classificação - 18 anos

Postar um comentário

0 Comentários