Um sonho lúcido


Nova obra da poeta paulistana Laura Redfern Navarro, explora as fronteiras entre o sonho, a linguagem e a dissociação

A escritora, poeta e pesquisadora Laura Redfern Navarro lança sua nova obra, Um sonho lúcido, pela editora orlando. A plaquete é uma travessia sensorial que entrelaça paisagens oníricas - como campos labirínticos, salas desconhecidas e um cubículo no meio do oceano - com fragmentos de memória, amor e dissociação. O livro encena uma busca por lucidez dentro do delírio, construindo um texto-caleidoscópio onde o inconsciente pulsa em imagens vívidas, sons sussurrados e espaços sem saída, íntimos e universais ao mesmo tempo.

A obra é dividida em três blocos principais que narram a jornada de uma consciência que, aos poucos, se reconecta com o corpo. Laura explica que a motivação para o livro veio de uma necessidade pessoal e intelectual, devido ao afastamento da autora da pesquisa acadêmica - voltada às intersecções entre a poética de Alejandra Pizarnik e a estética digital contemporânea dos espaços liminares - por conta de um problema de saúde. “Ter me afastado da pesquisa de Mestrado me fez pensar em outros gestos para não me esquecer do projeto principal. Além disso, queria registrar e compreender os processos psíquicos e intelectuais que eu estava vivenciando”.

Os poemas que compõem Um sonho lúcido não foram escritos de uma vez. Na verdade, a plaquete reúne produções que vão de 2021 ao início de 2025, e abordam experiências ligadas a “processos psicológicos de despersonalização, delírio, sedação, sonho e paixão”.

As influências literárias da obra são vastas, com destaque para a poeta argentina Alejandra Pizarnik, figura central na pesquisa acadêmica de Laura, além de Orides Fontela e uma constelação de vozes femininas contemporâneas. Referências não literárias também moldam a estética única da obra, incluindo as estéticas digitais Liminal Spaces e Frutiger Aero, a atmosfera onírica de David Lynch, a pintura de Gustav Klimt e até o processo fisiológico do sono. Símbolos como a cor lilás e amarelo, o oceano e dias nublados com sol perpassam os poemas, criando uma atmosfera de estranheza familiar.

Sobre a escritora

Foto - Divulgação

Laura Redfern Navarro é uma poeta, jornalista de formação, pesquisadora e fotógrafa experimental nascida em São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, onde estuda as intersecções entre a linguagem poética e o fenômeno dos espaços liminares. Vencedora do ProAC/2022 na categoria poesia com o livro O Corpo de Laura, publicado pela Mocho Edições, possui seis livros publicados.

Ficha técnica
Um sonho lúcido
Autora - Laura Redfern Navarro
Editora - Orlando
Páginas - 25
Preço - R$ 30,00
Pra mais informações ou comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários