Confira o novo trailer de No Céu da Pátria Nesse Instante


Documentário
, dirigido por Sandra Kogut, estreia em 14 de agosto nos cinemas e retrata um dos momentos mais turbulentos da democracia brasileira

O aguardado documentário No Céu da Pátria Nesse Instante, novo filme da consagrada cineasta Sandra Kogut, acaba de ganhar um novo trailer oficial que reforça a urgência do filme à medida em que se aproxima a sua estreia nos cinemas, marcada para 14 de agosto. Com distribuição da O2 Play e Lira Filmes, o longa é um poderoso retrato das tensões políticas que marcaram o Brasil em 2022, culminando nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 08 de janeiro de 2023.

Rodado ao longo do ano eleitoral de 2022 e atravessando os eventos que culminaram nas invasões ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF, o documentário mergulha em um país atravessado por tensões, narrativas paralelas, desinformação e ameaças à democracia. Através do olhar de personagens de diferentes regiões e espectros políticos, o longa revela camadas da vida política e social brasileira que raramente ganham espaço nos holofotes.


Para Sandra Kogut, o filme é uma forma de olhar para um passado recente com o distanciamento necessário para compreendê-lo. “Sabia que era um momento importante para nós brasileiros, com tanta coisa séria em jogo. Um dia vamos querer explicar para nossos filhos o que foi esse momento que, às vezes, parecia tão absurdo. Pensava: coitado dos professores de história no futuro”, comenta a diretora.

No Céu da Pátria Nesse Instante já marcou presença em alguns dos festivais mais importantes do mundo como o 27º Festival de Málaga; o Dok.fest München 2024; o 26º Festival du Cinéma Brésilien de Paris; o Festival Biarritz Amérique Latine; Brésil en Mouvements 2024; Fidba Buenos Aires, Festival do Rio, o IDFA na Holanda, o Festival de Cinema de Jeonju, e ainda saiu consagrado do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com os Troféus de Melhor Montagem e com o Prêmio Especial do Júri.


A proposta do documentário é colocar em foco aqueles que geralmente permanecem nos bastidores: cidadãos anônimos, voluntários e trabalhadores do processo eleitoral que fizeram a democracia acontecer em meio à crise. Com personagens espalhados por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belém e Anajás (na Ilha de Marajó), a produção apostou em uma estrutura híbrida de filmagem, utilizando recursos como videoconferências para registrar os depoimentos em tempo real, inclusive durante os acontecimentos de 08 de janeiro.

Produzido pela Ocean Films, em coprodução com Marola Filmes, Kiwi Filmes, GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil, com apoio do ProAC via Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O documentário é um retrato coletivo do Brasil em um dos momentos mais turbulentos de sua história recente.

Sinopse


Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 08 de janeiro de 2023. Por meio do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
No Céu da Pátria Nesse Instante
Brasil | 2023 | Documentário | 105 min.
Direção e Roteiro - Sandra Kogut
Elenco - Adenilson Ferreira, Antonia Pellegrino, Edivan Santos, Estela Maria de Oliveira, Juliano Maderada, Milena Batista, Neli Belem, Osvaldo Pires e Rute Sardinha
Fotografia - Léo Bittencourt
Montagem - Renata Baldi e Sandra Kogut
Som - Bruno Armelin
Trilha Sonora - O Grivo
Produção Executiva - Desirée Portela
Direção de Produção - Ligia Turl
Produtores - João Roni, Sandra Kogut, Henrique Landulfo, Zahra Staub e Cristian Marini
Produção - Ocean Films
Coprodução - Marola Filmes, Kiwi Filmes, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil
Distribuição - O2 Play
Co-Distribuição - Lira Filmes

Postar um comentário

0 Comentários