Pesquisa aponta preferências do público adolescente na hora de escolher filmes


Idealizada pela cineasta Caroline Fioratti, trabalho revela que adolescentes buscam conexões emocionais com os filmes por meio de temas como saúde mental e amizades

Quais temas atraem os jovens na hora de escolher os filmes que vão assistir? Quais os gêneros favoritos? Para responder essas e outras perguntas, a pesquisa Escutar para criar (saiba mais aqui) reuniu centenas de adolescentes entre 16 e 18 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do estado de São Paulo. O trabalho foi realizado pela produtora Haikai Filmes em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Escutar para criar foi idealizado pela roteirista, diretora e produtora, Caroline Fioratti (Meus 15 Anos e Meu Casulo de Drywall), que tem grande parte de sua obra audiovisual direcionada a esse público. O trabalho contou com uma equipe multiprofissional dedicada a garantir que os estudantes se sentissem respeitados e motivados a compartilhar suas ideias. O projeto teve como objetivo investigar os tipos de histórias que os jovens desejam ver, de maneira a se sentirem representados nas produções audiovisuais.

"A nossa pesquisa buscava uma postura ativa dos jovens com perguntas que exigiam uma reflexão sobre a sua própria subjetividade", comenta a cineasta. O coordenador do projeto, o psicólogo e pesquisador Fabio Redkowicz, explica a razão da pesquisa se chamar Escutar para Criar: "transformar a escuta ativa em dados concretos é sempre um grande desafio. Ouvir diretamente essa geração é essencial para promover reais mudanças nas narrativas que permeiam e moldam nossa cultura".

O formulário desenvolvido pela equipe mapeou desde dados concretos relacionados aos hábitos de consumo até informações subjetivas sobre sensações e emoções que os adolescentes procuram ter ao assistir um filme. Temas como diversidade racial, sexualidade, religião, empoderamento feminino, entre outros, foram relacionados com as informações pessoais dos participantes e com suas preferências de narrativas, gêneros e personagens.

As respostas deram à equipe, não apenas uma visão do tipo de conteúdo que desejam ver, mas também uma ideia de seus dilemas e conflitos internos dessa geração. "Quando vemos que 'amizade', 'saúde mental' e 'relacionamentos amorosos' estão no topo da lista de temas de interesse e 'redes sociais' e 'sexo' no final, temos uma indicação do desejo que eles têm por conexões humanas reais e talvez uma sensação de falta e solidão, já que subtemas como 'ansiedade', 'depressão', entre outros adoecimentos mentais foram citados também", avalia Fioratti.

Alguns números da pesquisa:
  • 75% dos entrevistados acha que a maioria dos filmes retrata o jovem de forma estereotipada
  • Filmes americanos geram maior envolvimento em 64% dos jovens entrevistados
  • 75,6% dos adolescentes disseram que gostam de filmes nacionais, mas somente 45,2% assistiram filmes brasileiros nos cinemas
  • A maioria dos jovens relata dificuldade para encontrar filmes brasileiros disponíveis
  • 82% dos adolescentes demonstram interesse por filmes em que os personagens vivenciam situações que gostariam de experimentar
  • 47% dos jovens desejam ver filmes com os quais possam se identificar em termos raciais
  • Quase metade dos adolescentes afirma não se identificar com os filmes que assistem
Ficha técnica
Pesquisa Escutar para criar
Realização - Haikai Filmes
Produção e Idealização - Caroline Fioratti
Coordenação de pesquisa: Fabio Redkowicz
Assistência de pesquisa: Alexandre Meirelles e Laura Sciulli
Análise estatística: Jimmy Adans
Interpretação de dados e redação: Caroline Fioratti e Fabio Redkowicz
Produção executiva e gerenciamento: Renata Leão
Consultoria executiva: Carolina Kaizuka
Controladoria: Simone Cardozo
Contabilidade: Sanville Contabilidade
Assessoria Jurídica: Fernandes Christófaro Advocacia e Consultoria
Advogado: Dr. Danilo Fernandes Christófaro
Coordenação de divulgação: Carolina Kaizuka e Caroline Fioratti
Assessoria de Imprensa: Patrícia Rabello
Design visual: Caroline Fioratti, Fabio Redkowicz e Katharina Pinheiro

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