![]() |
Foto - Rai do Sol |
Mesclando performance, música e interação com o público, o espetáculo A cigana, o palhaço e o astronauta narra a última tentativa de um grupo teatral de existir como coletivo. Em uma peça-festa itinerante, os espectadores são convidados a escolher entre três pontos de vista - cigana, palhaço ou astronauta - e acompanhar, em grupos, histórias simultâneas que se cruzam ao longo da encenação.
![]() |
Foto - Samir Varani |
Com forte inspiração na obra Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos, o trabalho reflete sobre as despedidas cotidianas, os desafios do fazer artístico e a utopia da coletividade. A montagem ocupa espaços não convencionais e transforma cada sessão em uma instalação cênica interativa, onde teatro, música e projeções constroem uma experiência sensorial única. As ações são do projeto Coletivo Menelão - 10 anos de insistência no ABC Paulista, contemplado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Sinopse
![]() |
Foto - Samir Varani |
Partida: jogo, início, saída, romper, fugir, desvincular-se de algo ou alguém, mesmo que doa e você não queira. Nos entremeios do adeus, três figuras transitórias nos acompanham: uma cigana, um palhaço e um astronauta. Partir é ato sem volta que requer coragem. Nesta experiência o público é conduzido a uma peça-festa de despedida, que pode ser a de qualquer pessoa presente neste encontro-espetáculo.
Ficha técnica
A cigana, o palhaço e o astronauta
Encenação, Dramaturgia e Produção - Coletivo Menelão
Elenco - Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos
Sonoplastia e Discotecagem - Mica Matos
Texto - Denise Hyginio
Fotografia - Rai do Sol
Estúdio - Cafofinho
Design - Lah Studio
Redes Sociais - Raffael Santos
Intérpretes de Libras - Sabrina Caires e Karina Nonato
Design de Luz - Acid QZ
Costureira - Sônia Aparecida
Áudios - Caroline Varani
Vídeos - Berenice Filmes
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Serviço
A cigana, o palhaço e o astronauta
Data - 29, 30, 31 de maio e 01 de junho de 2025Horários - quinta, sexta e sábado, às 20h, domingo, às 18h
Duração - 150 minutos
Local - Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso
Endereço - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo
Capacidade - 70 lugares
Acessibilidade - rampas de acesso e elevador
Estacionamento - sim
Grátis
Classificação - acima de 16 anos
Em tempo - no dia 31 de maio haverá intérprete de Libras e no dia 01 de junho, audiodescrição. Pessoas com deficiência que utilizarão o recurso de audiodescrição podem solicitar os ingressos pelo e-mail aqui, até um dia antes do espetáculo.
0 Comentários