Projeto Mercedes Ladies abre inscrições para mulheres interessadas em se tornar slammers

Foto - Divulgação

Destinado a mulheres com ou sem experiência, a formação é gratuita e será conduzida por Tawane Theodoro, uma das vozes mais representativas do movimento slam na periferia de São Paulo

Estão abertas as inscrições para a Formação em Slammer para Mulheres do projeto Mercedes Ladies, que será realizada de 02 de maio a 27 de junho de 2025, sempre às sextas-feiras, na Casa de Cultura Hip Hop Sul, em São Paulo.

Destinado a mulheres cis e trans interessadas em mergulhar no universo do slam, a arte de poesias performáticas que ganha cada vez mais força no Brasil, o curso é gratuito e será conduzido por Tawane Theodoro, poeta marginal e uma das vozes mais representativas do movimento slam na periferia de São Paulo.

Natural do Capão Redondo, Tawane Theodoro é uma das organizadoras do tradicional Sarau do Capão e poeta formadora do Slam Interescolar. Ela já publicou poesias em mais de 15 antologias poéticas e faz parte da produção do Slam SP, um dos maiores movimentos de poesia falada do país. Além disso, é autora dos livros Afrofênix: A fúria negra ressurge (2019) e A pluralidade da poeta (2022), ambos publicados pela Editora Quirino, além do livreto O que vem antes das 5 notas? (2023), lançado pelo selo Aula Viva.

A formação visa capacitar mulheres para se expressarem por meio do slam, fortalecendo o protagonismo feminino na cena cultural da cidade. Além das técnicas de performance, o curso também promoverá discussões sobre identidade, resistência e empoderamento feminino por meio da palavra.

A ação faz parte do projeto Mercedes Ladies, contemplado pelo Edital ProAC Hip Hop 2024, que visa valorizar o protagonismo feminino na cultura Hip Hop, promovendo formação e vivências que resgatem a memória histórica das mulheres no movimento. O projeto faz referência à histórica equipe de mulheres Mercedes Ladies, que surgiram nos anos 1980 nos EUA com o objetivo de serem reconhecidas como MCs e DJs, desafiando o estereótipo de atrativo feminino nas festas.

O projeto é idealizado pela dançarina, produtora cultural e pesquisadora da cultura hip hop Kika Souza, que desenvolve desde 2019 uma pesquisa intitulada Identificando o Apagamento Histórico das Mulheres no Hip Hop, iniciativa que visa combater a exclusão e invisibilidade das mulheres dentro desse cenário cultural.

Serviço
Formação em Slammer para Mulheres do Projeto Mercedes Ladies
Coordenação - Tawane Theodoro
Período - de 02 de maio a 27 de junho - sextas-feiras
Horário - das 14h às 15h30
Local - Casa de Cultura Hip Hop Sul
Endereço - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro - São Paulo
Inscrições pelo formulário aqui
Vagas - 35 (mais 15 suplentes)
Grátis (entrega de certificados na conclusão da formação)
Classificação - a partir de 12 anos

Postar um comentário

0 Comentários