Abdicar das próprias vontades e sonhos para priorizar as necessidades do próximo. Este é um comportamento comum percebido pela psicóloga Luciana Leon ao longo dos anos de clínica terapêutica. A especialista notou nesse padrão que, ao atender às expectativas alheias, há geralmente um anseio do paciente em ser aceito pelo outro. A análise deste tipo de atitude, que parece vir desde a infância, e as possibilidades de remediá-la, estão no centro do livro A Síndrome da Gueixa.
Em um contexto arquetípico, a figura japonesa é usada para representar alguém que estabelece como meta de vida servir ao outro. Segundo a autora, a criança que não se sente amada leva seu desejo de pertencimento para a vida adulta, e essa angústia se transforma em submissão. Porém, ao se tornar invisível para si, a pessoa acaba também não sendo vista por aqueles ao seu redor. Embora as gueixas sejam tradicionalmente apenas mulheres, todos os gêneros podem reproduzir essa postura servil.
Com casos clínicos reais, a autora exemplifica as diferentes manifestações e nuances deste condicionamento, e de que maneiras a vida dos envolvidos é prejudicada por ela, como o caso de uma paciente que tenta há anos realizar o sonho do próprio negócio, mas não sabe se conseguirá sem o apoio dos pais. Desta forma, ao longo das páginas do livro é possível acompanhar pessoas com posturas submissas em relacionamentos familiares, mas também afetivos e de amizade.
Através dos ensinamentos da Psicologia do Yoga e do Ayurveda, práticas milenares de origem indiana, é incentivado ao leitor o desenvolvimento pessoal, e a entrar em contato com as verdadeiras motivações. Para a autora, o livro não apenas foi uma forma de se despedir da própria faceta de gueixa, mas de apresentar caminhos para outras pessoas presas a este comportamento.
"Autoamor é autocuidado. O autoamor é central. É o objetivo final, porque quando nós nos amamos é um indicativo de que, enfim, estamos nos vendo mais próximos do que somos de verdade. É escolher bem não só como nos alimentamos, mas os amigos, ambientes, estímulos. Autoamor é cuidar para não nos negligenciarmos por preço algum", A Síndrome da Gueixa, pág. 71.
Com linguagem cotidiana acessível e acolhedora, o livro reflete sobre a importância da autonomia e da busca por maturidade emocional, sem idealizações. Por intermédio de sua trajetória pessoal e profissional, Luciana Leon demonstra como romper condicionamentos e construir a própria maneira de estar no mundo.
Sobre a autora
![]() |
Foto - Divulgação |
Luciana Leon tem formação em psicologia, com pós-graduação em Medicina Ayurvédica pelo Suddha Dharma Mandalam É palestrante e professora de Yoga formada pelo Simplesmente Yoga, além de terapeuta Ayurvédica formada pelo Centro de Medicina Indiana do Rio de Janeiro e Vedic Counselor certificada pelo American Institute of Vedic Studies, ministrado pelo Dr. David Frawley. A síndrome da Gueixa é seu primeiro livro.
Ficha técnica
A Síndrome da Gueixa
Autora - Luciana Leon
Editora - Viseu
Páginas - 228
Preço - R$ 9,90 (e-book) e R$ 59,90 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui
0 Comentários