![]() |
Foto - Kathleen Kunath |
A Morena Filmes desembarcou no Festival de Berlim para a estreia mundial de “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, minissérie inspirada em casos reais que ocorreram durante a epidemia de AIDS no Brasil.
“Apresentar a série para uma sala cheia e ver a reação das pessoas de diferentes culturas e regiões do mundo, ver essas pessoas se emocionando, é muito gratificante. Foi muito bonito,” declara Marcelo Gomes, diretor-geral da série.
Para ele, a estreia em uma das mais importantes janelas do audiovisual mundial também é importante porque mostra ao mundo o histórico e a perspectiva de um país que, apesar de inicialmente estigmatizar o HIV, se tornou referência no tratamento do vírus.
Além de Marcelo Gomes, que atua na direção-geral do projeto, a sessão do dia 18 de fevereiro, foi apresentada pela diretora Carol Minêm, pelo protagonista Johnny Massaro, a roteirista e criadora Patricia Corso e os produtores Thiago Pimentel - também autor da ideia original - e Tiago Rezende.
“Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente” acompanha a história de um grupo de comissários de bordo no Rio de Janeiro, liderados por um chefe de cabine gay e com HIV, que cria um esquema de contrabando de AZT (um medicamento antirretroviral para pacientes com AIDS) para salvar vidas de pessoas com a infecção no Brasil. Na época, o medicamento tinha venda proibida no país, mas era a única esperança para quem fosse diagnosticado, principalmente no estágio avançado da doença.
Ainda sem data de estreia, a minissérie conta com um elenco de peso com nomes como Johnny Massaro, Ícaro Silva e Bruna Linzmeyer. Thiago Pimentel, Mariza Leão e Tiago Rezende assinam a produção. Os roteiros são de Leonardo Moreira e Patricia Corso. A série HBO é uma coprodução com a Morena Filmes, que comemora 50 anos de atuação no audiovisual brasileiro em 2025.
0 Comentários