Evento reúne lançamento do livro Vocabulários, exibição do filme Monster e debate com psicanalistas


Primeira publicação do selo Phedra terá lançamento e distribuição gratuita no dia 16 de março. Edição especial do ciclo Cinema e Psicanálise nas Brechas promove o evento no espaço histórico do Cine Satyros Bijou

Acontece em 16 de março, domingo, a partir das 11h no Cine Satyros Bijou, o lançamento do livro Vocabulários, primeira publicação do selo Phedra. O livro tem como maior objetivo realizar um mapeamento etnolinguístico das transformações do discurso contemporâneo, com centenas de verbetes que estabelecem os alicerces para uma comunicação acessível e nāo violenta, trazendo terminologias das comunidades LGBTQIAPN+, feminista e antirrascista, em uma construção colaborativa que busca a legitimação de linguagens afirmativas e empáticas.

Primeira publicação do selo Phedra, que homenageia a ícone das artes e da Praça Roosevelt Phedra de Córdoba (1938-2016), Vocabulários tem organização e autoria coletiva, com a participação de jornalistas, historiadores, antropólogos, linguistas, artistas e ativistas das mais diversas militâncias. A capa da obra foi feita pela cartunista e ilustradora Laerte.

O lançamento do dia 16 de março contará com distribuição gratuita do livro aos presentes. A publicação, iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, traz em suas mais de 180 páginas: apresentações de Isildinha Baptista Nogueira e Ivam Cabral; ensaios de Amanda Paschoal, Furcifer Scher, Kyem Ferreiro, Renata Carvalho, Andreas Mendes, Helena Vieira, ORU, Ronaldo Serruya, Dante Preto, Lui Castanho, Kairos Castro e Vulcanica Pokaropa; e centenas de verbetes, tais como Acessibilidade, Apropriação Cultural, Capacitismo, Decolonial, Favelado, Feminismos, Gordofobia, Identidade de Gênero, Lugar de Fala, Misoginia, Negritude, Queer e Travesti.

O lançamento faz parte do evento Cinema e Psicanálise nas Brechas, que contará também com a exibição do filme “Monster” (2023), do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, e posterior debate com as psicanalistas Isildinha Baptista Nogueira e Fê Lopes, a historiadora Claudia Mogadouro e o crítico literário Marcio Aquiles, mediado pela psicanalista Bruna Elage.

Criado em 2024, o coletivo une psicanalistas advindos de percursos diversificados de formação e dispostos a debater psicanálise e arte em suas articulações criativas e transformadoras. Assim, o evento no Cine Satyros Bijou será um momento precioso para um debate que reunirá diversas formas de pensamento e expressões artísticas. Entre as criadoras do Coletivo Cinema e Psicanálise nas Brechas está a professora doutora Isildinha Baptista Nogueira, pensadora brasileira e psicanalista, que também assina o texto de apresentação de “Vocabulários”.

Sobre os debatedores

Isildinha Baptista Nogueira é psicanalista, escritora, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Fez sua formação nos Ateliers de Psychanalise, em Paris, com Radmila Zygourys, uma das fundadoras da instituição. Autora de “Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2022.

Fê Lopes é psicóloga, psicanalista, co-criadora da Semana de Apoio à Amamentação Negra. Graduada pela PUC-SP, formada em Psicanálise da Criança no Sedes Sapientiae e em Aprimoramento em Psicologia Aplicada à Nutrição na Unifesp. Fez pós-graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade, no Instituto Gerar. Co-criadora do podcast Psycopodcast.

Claudia Mogadouro é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em História, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM). Atualmente é professora de dois cursos de Especialização da ECA-USP: Educomunicação e Mídia, Informação e Cultura, do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC).

Marcio Aquiles é escritor, crítico literário e teatral. Tem dezessete livros publicados, entre eles os romances "Artefato cognitivo nº 7√log5ie" (Prêmio Biblioteca Digital 2021) e "O amor e outras figuras de linguagem". Como organizador, assina obras como "Teatro de grupo" (Prêmio APCA 2021) e "Os Satyros: Teatricidades". Em 2023, recebeu o 1º Prêmio Egresso Destaque Unicamp.

Bruna Elage é psicóloga graduada pela PUC-SP e atua desde 2005 na área da Educação e Assistência Social com processos de formação e supervisão clínico institucional. Em 2008, foi uma das premiadas do Rumos da Educação, Cultura e Arte, do Itaú Cultural. Atualmente compõe a diretoria do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), a equipe do Núcleo Perspectivas e trabalha como psicoterapeuta psicanalista em clínica particular.

Sobre o filme Monster

Depois de descobrir que uma professora é responsável pela súbita mudança de comportamento de seu filho, uma mãe invade a escola exigindo saber o que está acontecendo.

Direção - Hirokazu Kore-eda
Elenco - Sakura Andô, Eita Nagayama e Soya Kurokawa

Serviço
Lançamento do livro Vocabulários
Data - 16 de março - domingo
Horário - 11h
Organizadores - Beth Lopes, Danilo Stavale, Dione Leal, Elen Londero, Ivam Cabral, Márcia Dailyn, Marcio Aquiles, Mauricio Paroni, Mônica Madureiro e Tâmara David
Exibição do Filme - Monster (Hirokazu Kore-eda, 2023), seguido de debate com Isildinha Baptista Nogueira, Fê Lopes, Claudia Mogadouro, Marcio Aquiles, Bruna Elage
Local - Cine Satyros Bijou - Sala Patricia Pillar
Endereço - Praça Roosevelt, 172. Consolação - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários