As Cores e Amores de Lore, novo filme dirigido por Jorge Bodanzky, estreia nos cinemas em 13 de fevereiro com distribuição da Embaúba Filmes. O documentário traz um olhar profundo e sensível sobre a vida e a obra da pintora alemã Eleonore Koch, e promete revelar as emoções e complexidades por trás da produção artística de uma das mais importantes pintoras da arte contemporânea brasileira.
O documentário se passa na casa de Lore e a narrativa é construída a partir de uma série de encontros íntimos entre o diretor e ela, durante seus últimos anos de vida. O filme, de caráter profundo e pessoal, revela aspectos inéditos da sua personalidade e das suas ideias, com imagens que capturam conversas longas e depoimentos valiosos.
“Durante nossos encontros, falamos de tudo. Era como se eu pudesse conversar com ela as coisas que eu não tive maturidade para conversar com a minha mãe em vida. Lore é uma personagem fascinante! Capaz de fornecer uma visão única e de amplo interesse sobre o período em que viveu e pintou. Ela teve uma vida intensa, marcada por muita liberdade e por vários relacionamentos amorosos, como poucas mulheres de sua geração. Uma história que merece ser conhecida”, afirma o diretor Jorge Bodanzky.
Após seu falecimento em 2018, Lore confiou ao diretor Jorge Bodanzky a tarefa de concluir o filme, entregando-lhe suas memórias: fotos, cartões-postais, cadernos de estudos, cartas e quatro décadas de diários (1976-2011), que abordam sua pintura, vida cotidiana e amorosa. Com base nesse rico material, o filme vai além de uma biografia, explorando seus últimos anos de vida e revelando seus pensamentos sobre sexualidade, independência, amadurecimento, trabalho, solidão e felicidade.
A estreia de As Cores e Amores de Lore nos cinemas traz uma oportunidade única para o público mergulhar no universo íntimo de Eleonore Koch, compreendendo melhor não só sua arte, mas também a mulher por trás das telas. O filme conta com a distribuição da Embaúba Filmes e estreia em 13 de fevereiro nos cinemas.
Sinopse
Feito a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch, única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata os últimos anos da artista, que viveu livre e intensamente, dedicando sua vida à arte.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
As Cores e Amores de Lore
Brasil | 2024 | Documentário | 80 min.
Direção - Jorge Bodanzky
Roteiro - Bruna Callegari
Consultoria e Pesquisa - Fernanda Pitta e Ludmilla Fonseca
Pesquisa Adicional - Joaquim Castro e Marina Cipis
Produção - Bruna Callegari
Produção Executiva - Bruna Callegari e Rafael Buosi
Direção de Fotografia - Jorge Bodanzky
Som Direto - Jorge Bodanzky e Bruna Callegari
Montagem - Bruna Callegari
Edição de Som - Luana Leobas
Desenho de Som e Mixagem - Ricardo Zollner
Trilha Sonora - Flavia Tygel
Colorista - Maria Luisa Tinôco
Empresa Produtora - Espaço Líquido Audiovisual
Empresa Coprodutora - SPCine
0 Comentários