Foto - Priscila Prade |
Um dos maiores sucessos teatrais dos últimos anos está de volta ao Rio. A Lista reúne no palco Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva. O espetáculo retorna à cidade para uma temporada popular no Teatro Carlos Gomes, de 11 de janeiro a 02 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos.
Desde sua estreia em 2022, a montagem conquistou mais de 60 mil espectadores que se encantaram com o espetáculo, uma verdadeira declaração de amor ao Rio de Janeiro, especialmente ao bairro de Copacabana. A nova temporada popular marca o retorno de Lilia Cabral ao Teatro Carlos Gomes, onde se apresentou pela última vez em 1985 com o espetáculo Miss Banana.
“Fazer a peça no Rio sempre é um desejo muito acalentado por todos nós da equipe porque é a nossa cidade, é onde moramos e é onde a peça se passa. E agora, com uma temporada popular, a alegria é ainda maior. Tudo isso traz um sabor e um colorido diferentes”, afirma Lilia Cabral.
Foto - Priscila Prade |
Na hora de escrever sobre afeto e solidão, o autor não teve dúvida sobre onde ambientar a trama. “A peça é uma crônica do Brasil e acho que não há lugar melhor para falar do país que Copacabana, essa grande metáfora do Brasil, com seu melhor e pior, passado e presente coabitando o tempo todo. Tenho uma grande intimidade com Copacabana, morei ali por 10 anos, minha mãe ainda mora, frequento o bairro e sou fascinado por sua beleza e caos, pela multiplicidade de tipos de pessoas”, explica Gustavo Pinheiro.
Ex-morador de Copacabana, o diretor Guilherme Piva conta sobre os aspectos que movem o espetáculo. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. A peça se passa em três tempos, onde iluminação e cenário realçam cada parte. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”, afirma.
Para Giulia, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em A Lista é encontro: o encontro entre amigos que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum. “Nesses novos tempos, A Lista virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma Giulia.
A Lista estreou em São Paulo, e teve mais de 30 mil espectadores em oito meses de temporadas paulistas, além de apresentações em Santos, Jundiaí, Campinas e Campos do Jordão. Desde então, já fez mais de 158 apresentações, passando por 13 cidades, entre elas, Niterói, Petrópolis e Teresópolis, incluindo o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para uma plateia formada de professoras, assim como a personagem de Lilia Cabral.
A peça foi indicada em três categorias no Prêmio Bibi Ferreira 2022: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia de Peça em Teatro (Gustavo Pinheiro). O texto da peça A Lista foi lançado em livro pela Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó.
Ficha técnica
A Lista
Direção: Guilherme Piva
Texto - Gustavo Pinheiro
Elenco - Lilia Cabral e Giulia Bertolli
Cenários e Figurinos - J.C. Serroni
Iluminação - Wagner Antônio
Direção de Movimento - Marcia Rubin
Assessoria de Imprensa - Adriana Balsanelli e Renato Fernandes
Fotografia - Priscila Prad
Programador Visual - Gilmar Padrão Jr
Direção de Produção - Celso Lemos
Serviço
A Lista
Temporada - de 11 de janeiro a 02 de fevereiro - sábados e domingos
Horário - 18h
Duração - 75 minutos
Local - Teatro Municipal Carlos Gomes
Endereço - Praça Tiradentes, s/n - Centro - Rio de Janeiro
Ingressos - R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
Ingressos à venda no site aqui
Classificação - 12 anos
0 Comentários