Espetáculo Libélula estreia no Teatro Itália

Foto - Erik Almeida

B
aseada no livro de Marcos Lacerda, que mostra romance entre seminaristas, peça vai para os palcos com adaptação de Luccas Papp

Libélula, espetáculo baseado no livro de Marcos Lacerda, chega aos palcos adaptado e dirigido por Luccas Papp. Com elenco formado por Dayzon Nascimento, Henry Cechini, Matheus Sampaio, Marcus Maia, Guilherme Soares, Giulia Gianolla, Ali Baraúna e Lu Astolfo, a montagem estreia no dia 18 de janeiro, no Teatro Itália, onde segue em cartaz até 25 de fevereiro.

A história acompanha José, um jovem seminarista à beira de sua ordenação como padre, que recebe de Frei Ambrósio, seu orientador espiritual, uma última tarefa: confessar-se de forma completa e sem reservas. Essa confissão se torna um mergulho em memórias marcantes, incluindo o relacionamento que José viveu com Filipe, seu colega no seminário. Durante esse processo, a peça explora episódios que abordam questões relacionadas a vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que definem trajetórias.

Além de abordar questões universais sobre amor, o espetáculo explora a jornada de autodescoberta e transformação de José. Como explica o diretor Luccas Papp: "a montagem traz cenas de perdas marcantes da vida do protagonista, além dos sentimentos de descobertas entre os personagens, o primeiro beijo, a primeira aventura. A história é um emaranhado de experiências que vão moldando o caráter desse rapaz que precisa se ordenar padre. É como se ele fizesse um grande mergulho na sua memória antes de se libertar dos fantasmas, literais ou não, que ele trouxe do passado dele".

Foto - Erik Almeida

Para Marcos Lacerda, a história ganha uma nova força no teatro: "a peça não é apenas uma narrativa sobre encontros e despedidas; é um mergulho na fragilidade e na força humanas. É sobre como o amor pode transcender a própria finitude, iluminando até os lugares mais escuros da dor e da perda".

A cenografia, concebida com janelas e vitrais móveis, cria uma sensação de fluidez entre os tempos narrativos. Esses elementos, aliados a uma iluminação que acompanha as mudanças emocionais e uma trilha sonora original, ampliam as nuances do texto e destacam os momentos de introspecção e descoberta do protagonista.

“Libélula tem como principal objetivo mover o espectador junto com o tempo. Nosso cenário, com janelões móveis, e os figurinos que se transformam ao longo das cenas, transportam o público para o seminário austero e, ao mesmo tempo, criam uma encenação dinâmica que percorre diversos ambientes. Tudo é pensado para que a cenografia, a iluminação e a trilha sonora inédita trabalhem juntas, levando as pessoas para essa nova realidade que o teatro proporciona”, destaca Papp.

Ficha técnica
Libélula
Texto - Marcos Lacerda
Adaptação e Direção Geral - Luccas Papp
Elenco - Dayzon Nascimento, Henry Cechini, Matheus Sampaio, Marcus Maia, Guilherme Soares, Giulia Gianolla, Ali Baraúna e Lu Astolfo
Stand-Ins e Contrarregragem - Guilherme Shuet e Gustavo Carraresi
Assistência de Direção - Giovana Stinglin
Arquitetura Cênica e Design de Luz - Luccas Papp
Figurinos - Thaís Boneville
Trilha Sonora Original - Pedro Lemos
Visagismo e Camarins - Isadora Schubert e Laura Tonetti
Produção de Elenco - Richard Lake
Design Gráfico - Raphael Ruas
Fotos - Erik Almeida
Idealização e Cessão de Painéis Cenográficos - Ianara Elisa e Luiz Henrique Sá
Gestão de Produção - Guilherme Bernardino
Produção Executiva - Leticia Monezi
Equipe de Produção - Luccas Franzi, João Silva e Nicole Casavecchia
Assessoria de Imprensa - Adriana Balsanelli e Renato Fernandes
Redes Sociais - Luissa Queiroz
Idealização - Luccas Papp e Marcos Lacerda
Realização - LPB Produções

Serviço
Libélula
Temporada - de 18 de janeiro a 22 de fevereiro - sábados
Horário - 16h
Duração - 80 minutos (mais 15 minutos de debate com o autor em todas as sessões)
Local - Teatro Itália
Endereço - Av. Ipiranga, 344 - República - São Paulo
Ingressos - R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)
Classificação: 12 anos

Postar um comentário

0 Comentários