Nova exposição do Farol Santander mostra como será São Paulo daqui mil anos

Foto - Lua Morales

São Paulo 3024 - arte digital imersiva revela uma jornada sensorial, 
explorando diferentes futuros possíveis para a cidade por meio de sete atos

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugurou dia 1º de novembro a exposição São Paulo 3024 - arte digital imersiva. Com curadoria de Antonio Curti e direção executiva de Felipe Sztutman, ambos da AYA Studio, a mostra propõe uma jornada sensorial, composta por sete atos que totalizam um circuito de 16 minutos, explorando diferentes futuros possíveis para a cidade de São Paulo, mesclando realidade e imaginação. Apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, a exposição ocupará toda a galeria do 23º andar e fica em exibição até 02 de fevereiro de 2025.

“Nesta experiência imersiva, o visitante é convidado a refletir e interagir com as diversas possibilidades que irão moldar o futuro de São Paulo, com sua rica diversidade cultural e importância no cenário urbano global, é o ponto de partida para essa jornada de futuros possíveis”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

A união entre artistas, técnicos, músicos, designers e especialistas em inteligência artificial resultou em uma visão coletiva, reconhecendo como as ações do presente moldam as tradições do amanhã. Entre os colaboradores, estão Antonio Curti, Felipe Sztutman, João Alencar, Raphael Minhoso e Juvi Chagas.

Foto - Lua Morales

A base tecnológica da exposição é fundamentada em Large Language Models (LLMs) e na técnica de Low-Rank Adaptation (LoRa), ferramentas personalizadas que se integram à perspectiva artística e filosófica. Essas tecnologias exploram conceitos de múltiplas realidades e simulações, propiciando uma reflexão sobre as diferentes facetas da realidade.

“Em 3024, São Paulo reflete as escolhas visionárias que fazemos hoje. A cidade futurista é um espaço onde o potencial humano atinge seu auge por meio da inovação, tecnologia avançada e uma união essencial com a natureza. Neste cenário, São Paulo se reimagina como uma metrópole vibrante, dinâmica e interconectada, promovendo convivência, criatividade e crescimento coletivo”, diz Antonio Curti, curador.

São Paulo 3024 - arte digital imersiva explora o encontro entre natureza e tecnologia, apresentando uma cidade do futuro onde esses elementos convivem de forma fluida. Nesse futuro, São Paulo se transforma em um ecossistema urbano, com ilhas flutuantes no céu, enquanto as civilizações prosperam no ambiente subterrâneo. Em meio a essas mudanças, os visitantes poderão perceber vestígios do presente, que simbolizam uma cidade que continua a evoluir, mantendo partes de sua essência.

A jornada começa com uma nave imaginária que transporta o público para paisagens futuristas de São Paulo. Ao longo do percurso, diferentes cenários urbanos se transformam, desafiando a percepção do espaço e destacando uma cidade vibrante, psicodélica e moderna. No final, o público retorna ao presente, com São Paulo fragmentada, refletindo sobre realidades paralelas e futuros possíveis.

Território

Foto - Lua Morales

Território é uma obra interativa que transforma os movimentos do público em elementos arquitetônicos, como prédios e cidades, por meio de projeções mapeadas em tempo real. Conforme os visitantes se movem pelo espaço, seus gestos moldam o ambiente ao redor, criando uma paisagem urbana viva e em constante transformação. A obra convida o público a explorar seu impacto direto no espaço, fazendo de seus corpos os arquitetos de um "território" dinâmico e único, onde a cidade se constrói e reconstrói com cada novo passo.

“Inspirados pelo diálogo entre homem e máquina, questionamos se já habitamos uma simulação ou se podemos ainda influenciar o "código" da realidade. Cenas de portais luminosos e cidades em reconstrução simbolizam múltiplos mundos coexistentes, desafiando percepções e incitando o público a refletir sobre seu papel na criação dessas realidades.”, comenta Felipe Sztutman, diretor-executivo da mostra.

Serviço
São Paulo 3024 - arte digital imersiva
Período - até 02 de fevereiro de 2025
Visitação - de terça-feira a domingo, das 09h às 20h
Local - Farol Santander SP
Endereço - Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento - linha 1, azul do Metrô)
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos na bilheteria do local e online aqui
Classificação - livre
Mais informações 11 3553-5627 e no site aqui

Postar um comentário

0 Comentários