Foto - Lally Zwetzch |
Um dos mais importantes cineastas brasileiros, Walter Lima Jr., 85 anos de vida e 60 de carreira, segue em atividade. Para comemorar essa longa trajetória, ele recebe a retrospectiva Em cima da terra, embaixo do céu - Os cinemas de Walter Lima Jr., na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, até 19 de maio.
Serão exibidos documentários, curtas, médias e longas-metragens, além de debate e oficina com o homenageado, curso com o diretor de fotografia Pedro Farkas e bate-papos. O evento, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, será gratuito com retirada de senhas 30 minutos antes de cada exibição e atividade programada. Para conferir a programação completa clique aqui.
Apaixonado por cinema desde a infância, o cineasta brasileiro passeou por diferentes gêneros, formatos e temas ao longo de seus 60 anos de carreira - iniciados oficialmente a partir do convite de Glauber Rocha para assumir a assistência de direção no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, em 1963. A partir de então, Walter avançaria em filmografia própria.
A mostra busca celebrar, em vida, a trajetória premiada do cineasta, que se diz contente em ter uma retrospectiva dessa grandeza. “Fiz os filmes para as pessoas se sentirem parte daquilo, e para trazer cultura, conhecimento. Isso comprova que fiz a minha parte. A mostra traz um conjunto de filmes e é bom ver este enfoque para poder fazer uma avaliação da obra em si. É uma panorâmica intensa, variada, de vários caminhos, várias direções”, avalia o diretor.
Walter Lima Jr. e Rodrigo Santoro - Os Desafinados (2008) |
A obra de Walter Lima Jr. vibra em brasilidade. Já em seu primeiro longa-metragem, Menino de Engenho (1965), adapta a escrita de José Lins do Rego celebrando a beleza rural com ecos do pioneiro (e ídolo) Humberto Mauro. Passeia pelo Carnaval de rua em A Lira do Delírio (1978), abraça lendas folclóricas em Ele, o Boto (1987), revisita o passado histórico do país com Inocência (1983), Chico Rei (1985), Através da Sombra (2015), celebra a Bossa Nova com Os Desafinados (2008).
A curadoria, composta pelos realizadores Gregory Baltz e Kaio Caiazzo, coloca uma lupa em seus filmes, dos mais aclamados às obras menos conhecidas. É o caso, por exemplo, do documentário de média-metragem que dá nome à mostra. Em Cima da Terra, Embaixo do Céu é um filme de 40 minutos feito em 1982, sobre os limites da solidariedade em comunidades pobres do Rio e de Curitiba - obra desconhecida do grande público, e parte do acervo de Walter. A Mostra será a oportunidade de revisitar em tela grande obras marcantes e desaparecidas como Brasil Ano 2000 (1968), Na Boca da Noite (1970), Joana Angélica (1979) e Uma Casa para Pelé (1992). “Muitos dos filmes não estavam disponíveis em streamings ou mesmo em DVDs. Redescobrir a obra de Walter e celebrar isso em vida ficou sendo a nossa missão”, ressalta Kaio.
Walter Lima Jr. é um dos diretores mais premiados do Brasil. Urso de Prata no Festival de Berlim por Brasil Ano 2000, Prêmio Cinema D’Avennire no Festival de Veneza por A Ostra e o Vento, Prêmio Air France e Festival de Havana por Inocência, e muitos outros do circuito brasileiro. O homenageado conta que cada projeto tem sua importância.
“O momento mais feliz foi quando vi meu primeiro filme pronto, por exemplo. E gosto muito de um filme, particularmente, Os Desafinados, que é um testemunho de vida. Vivi aquelas coisas que estão sendo contadas no filme. Mas também tem A Lira em delírio, Inocência. Posso dizer que me sinto muito próximo dos filmes que fiz. E os filmes dizem isso: os ciclos da vida, encontros e desencontros”, diz.
“Foram muitos os diretores cultuados que só conseguiam agradar aos prêmios e festivais. Também muitos os nomes que conseguiam encher as salas, porém esnobados pela crítica. Walter está no centro: seu cinema tem a proeza de equilibrar os dois lados num saldo mais que positivo”, ressalta Gregory Baltz.
Confira no vídeo abaixo trechos dos filmes exibidos na mostra:
Atividades Paralelas
Foto - Ana Jobim |
A mostra conta com atividades extras gratuitas (com retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada) confira abaixo:
Debate O Brasil no cinema de Walter Lima Jr.
Com o critico Ricardo Cota, o pesquisador Fabio Velozo e o músico Wagner Tiso.
Data - 03 de maio - sexta-feira
O encontro será logo após a exibição de A Ostra e o Vento (início às 16h). Em pauta a representação do Brasíl no cinema produzido por Walter Lima Jr. O olhar diverso do cineasta sobre o país, seu povo, sua história, sua cultura.
Oficina de atores com Walter Lima Jr.
Data - 07 de maio - terça-feira
Horário - 13h30
Duração - 4h
Distribuição de senhas 30 minutos antes, direto na bilheteria da CAIXA Cultural
Vagas limitadas
Sujeito a lotação da sala
Walter Lima Jr. dará uma oficina aplicando exercícios e apresentando bases de criação para o ator e diretor no cinema no ambiente de produção de filmes.
Bate-papos na CAIXA Cultural
Data - 10 de maio - sexta-feira
Encontro com os atores Othon Bastos e Antônio Pitanga, logo após a exibição de Chico Rei
Data - 11 de maio - sábado
Encontro com a atriz e produtora Virginia Cavendish, logo após a exibição de Através da Sombra
Data - 15 de maio - quarta-feira
Encontro com o cineasta Walter Lima Jr, logo após a exibição de Ele, o boto
Sessão com Interpretação em Libras
Data - 14 de maio - terça-feira
Filme - A Ostra e o Vento (a interpretação em Libras estará inserida diretamente no filme)
Horário - 15h30
Curso A fotografia no cinema de Walter Lima Jr
Com Pedro Farkas
Data - 18 de maio - sábado
Horário - 13h30
Duração - 2h
Distribuição de senhas 30 minutos antes, direto na bilheteria da CAIXA Cultural
Vagas limitadas
Sujeito a lotação da sala
No curso, Pedro Farkas falará sobre sua experiência ao fotografar os filmes de Walter Lima Jr. ao longo de 40 anos de parceria. Filmes como “Inocência”, a primeira parceria dos dois, e obras mais recentes como “Os Desafinados” e “Através da Sombra”, serão analisadas pelo fotógrafo.
Serviço
Mostra Em cima da terra, embaixo do céu - Os cinemas de Walter Lima Jr.
Período - até 19 de maio de 2024
Local - CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Unidade Passeio
Endereço - Rua do Passeio, 38 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada Gratuita
Retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada
Horários da bilheteria - terça a sábado, das 13h às 19h, e domingos e feriados, das 13h às 17h
Para conferir a programação completa clique aqui
Informações 21 3980-2069 e 21 3980-2019
0 Comentários