Novo drama da premiada cineasta Agnieszka Holland chega aos cinemas brasileiros


O longa 
Zona de Exclusão estreia dia 18 de abril

O filme Zona de Exclusão (The Green Border | Zielona Granica), da premiada cineasta e roteirista Agnieszka Holland (O Charlatão, Rastros e Filhos da Guerra), chega aos cinemas no dia 18 de abril, com distribuição da A2 Filmes. A trama acompanha uma família de refugiados sírios, um professor de inglês do Afeganistão e um guarda de fronteira. Todos se encontram na fronteira entre a Polônia e Belarus durante a mais recente crise humanitária na região.

Nas florestas traiçoeiras e pantanosas que constituem a chamada “fronteira verde” entre a Bielorrússia e a Polônia, refugiados do Médio Oriente e da África que tentam chegar à União Europeia estão presos numa crise geopolítica cinicamente arquitetada pelo ditador bielorrusso Alexander Lukashenko.

Foto - Agata Kubis

Numa tentativa de provocar a Europa, os refugiados são atraídos para a fronteira pela propaganda que promete uma passagem fácil para a União Europeia. Peões nesta guerra oculta, as vidas de Julia, uma ativista recém-formada que desistiu de sua vida confortável, de Jan, um jovem guarda de fronteira, e de uma família síria se entrelaçam. O novo filme de Agnieszka Holland, três vezes indicada ao Oscar, Zona de Exclusão, abre nossos olhos, fala ao coração e nos desafia a refletir sobre as escolhas morais que recaem sobre as pessoas comuns todos os dias.

"Vivemos num mundo onde é preciso muita imaginação e coragem para enfrentar todos os desafios dos tempos modernos. A revolução das redes sociais e a inteligência artificial tornaram cada vez mais difícil ouvir vozes genuínas. Na minha opinião, não faz sentido envolver-se na arte se não se luta por essa voz, se não se luta para colocar questões sobre questões importantes, dolorosas, por vezes insolúveis, que nos colocam perante escolhas dramáticas. Esta é exactamente a situação que está a acontecer na fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia", declara Agnieszka Holland.

Foto - Agata Kubis

Destaque nos principais festivais de cinema da América Latina, incluindo o de Cartagena, o filme foi vencedor dos prêmios Chicago International Film Festival 2023 (Audience Choice Award of Best International Feature/Prêmio do Público de Melhor Filme Internacional), Venice Film Festival 2023 (Prêmio Especial do Júri, Prêmio Arca CinemaGiovani de Melhor Filme e Prêmio CinemaSarà) e La Roche-sur-Yon International Film Festival 2023 (Prix du public), além de indicações em premiações como Venice Film Festival 2023 (Leão de Ouro de Melhor Filme), Valladolid International Film Festival 2023 (Prêmio Golden Spike de Melhor Filme) e European Film Awards 2023 (filme, diretora e roterista).

Sinopse

Foto - Agata Kubis

Depois de se mudar para Podlasie, na Polônia, a psicóloga Julia torna-se testemunha involuntária e participante de acontecimentos dramáticos na fronteira com Belarus. Consciente dos riscos e das consequências jurídicas, ela se junta a um grupo de ativistas que ajudam refugiados acampados nas florestas. Ao mesmo tempo, uma família síria que foge da guerra civil e o seu professor afegão, sem saberem que são instrumentos de uma fraude política, tentam chegar às fronteiras da União Europeia. Na Polônia, o destino irá uni-los a Julia e ao jovem guarda de fronteira Jan.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Zona de Exclusão
Alemanha, Bélgica, EUA, França, Polônia, República Checa, Turquia | 2023 | Drama | 147 min.
Título Original - The Green Border | Zielona Granica
Direção - Agnieszka Holland
Roteiro - Agnieszka Holland, Maciej Pisuk e Gabriela Lazarkiewicz
Elenco - Jalal Altawil, Maja Ostaszewska, Behi Djanati Atai, Tomasz Wlosok, Al Rashi Mohamad, Dalia Naous, Monika Frajczyk, Jasmina Polak e Michal Zielinski
Distribuição - A2 Filmes

Postar um comentário

0 Comentários