Cena do longa Meu Nome é Gal |
Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes começa na quarta-feira, dia 03, e segue até 24 de abril, oferecendo de forma híbrida uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaques em 2023, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema.
O mais antigo festival de cinema de São Paulo celebra 50 anos com 52 títulos em exibição no CineSesc e na plataforma Sesc Digital. A programação é composta pelos filmes mais votados, entre público e crítica, dentre os 396 longas-metragens que chegaram aos cinemas comerciais em todo o Brasil ao longo de 2023.
No evento de abertura do festival serão conhecidos os trabalhos de artistas eleitos pelo voto popular e júri especializado como os melhores do ano. A cerimônia de premiação acontece dia 03, a partir das 20h, com apresentação do ator Fabricio Boliveira. Na sequência, será exibido o filme Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges. A retirada gratuita do ingresso para acompanhar a premiação começa a partir das 18h30.
Além da exibição dos filmes mais votados, a programação contempla exibições especiais para todos os públicos. Na Faixa Histórica, serão exibidos dez clássicos do cinema brasileiro restaurados que foram premiados nos últimos 50 anos do festival. Entre os títulos, estão A Herança (1970), de Ozualdo Candeias, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), de Hector Babenco e A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral. Zezé Motta será homenageada pelos seus 56 anos de carreira e participação em mais de 50 filmes. No dia 17, às 20h30, a atriz estará presente na sessão de Xica da Silva, de Cacá Diegues, em cópia restaurada.
No dia 10, acontece a Homenagem a Eduardo Coutinho, com a exibição de dois dos documentários mais prestigiados de sua filmografia: Jogo de Cena (2007), às 18h, e Cabra Marcado pra Morrer, às 20h30. Antes da sessão deste último, será exibido o curta-metragem Eu fui assistente de direção do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro, um dos principais vencedores da Mostra Tiradentes de 2024.
Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, é um dos destaques da 50ª edição do Festival |
A programação também oferece sessões especiais de quatro filmes brasileiros ainda inéditos nos cinemas, sempre com um bate-papo com a equipe após as exibições. Os títulos são Seu Cavalcanti, de Leonardo Lacca (dia 04, às 20h30); A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (dia 11, às 20h30); Estranho Caminho, de Guto Parente (dia 18, às 20h30) e A Batalha da Rua Maria Antonia, de Vera Egito (dia 24, às 20h30). As crianças também são bem-vindas no 50º Festival Sesc Melhores Filmes. Aos domingos, sempre às 15h, o CineClubinho exibe filmes com apelo infantil: Wonka” (dia 07), e as animações Perlimps!, de Alê Abreu (dia 14) e Elementos (dia 21).
A 50ª edição traz ainda atividades formativas, como uma aula especial com Adirley Queirós, um dos diretores do premiado Mato Seco em Chamas, filme presente na programação. Além dela, o Conversas, encontro realizado no saguão do CineSesc, convida o público para discutir temas como Ética no Set e Cinema em Tempos de Inteligência Artificial, e ainda homenagear um dos mais importantes cineastas brasileiros em Dez Anos Sem Coutinho.
A plataforma Sesc Digital também recebe programação do Festival Sesc Melhores Filmes, com a disponibilização gratuita de nove títulos. Seis deles estiveram entre os mais votados dos últimos anos, os outros são três clássicos premiados em edições anteriores: Mephisto (1981), de István Szabó, As Invasões Bárbaras (2003), de Denys Arcand, e A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel von Donnersmarck.
Mussum, O Filmis. Foto - Desirée do Valle |
Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Em 50 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendagem descritiva para assegurar a amplitude da ação do Sesc na atenção aos diversos públicos.
As sessões acessíveis do 50º Festival Sesc Melhores Filmes contarão com tecnologia CineAssista, por meio de um equipamento fornecido gratuitamente pelo CineSesc que integra os três recursos de acessibilidade em tempo real. Além deste, o público ainda pode utilizar aplicativos como MovieReading e Mobi Load, disponíveis nas versões Android e iOS, em seus próprios aparelhos celulares. É importante verificar a disponibilidade dos recursos de acessibilidade com antecedência no site do festival ou diretamente com a equipe do cinema.
Segundo Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo, o festival trabalha para a ampliação do acesso a diversas produções nacionais e internacionais, possibilitando que novos adeptos se aproximem das salas e se engajem no movimento coletivo em prol das exibições públicas. “Trata-se de uma iniciativa que pode ser mais bem compreendida quando se considera a ação do Sesc na esfera cinematográfica como um todo, privilegiando estratégias de popularização de práticas culturais - daí a noção de cinema expandido, que ajuda a aproximar obras e pessoas por meio da ocupação de lugares variados”.
Os ingressos para as sessões do 50º festival Sesc Melhores Filmes terão valor único de R$ 10,00. Já as exibições da Faixa Histórica, CineClubinho e Sessões Especiais, com apresentação e debates, serão gratuitas, com retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do CineSesc. Para conferir a programação completa a partir de 01 de abril, clique aqui.
Serviço
Festival Sesc Melhores Filmes
Período - de 03 a 24 de abril de 2024
Local - CineSesc
Endereço - Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo
Ingressos - R$ 10,00 (valor único)
Para mais informações clique aqui
0 Comentários