Para comemorar as festividades natalinas, a Kitano, marca da General Mills e líder nacional no segmento de temperos naturais, com mais de 60 anos de história no Brasil, convidou a influencer, expert na culinária popular e dona do bordão “Gente, vamos almoçar”, Eleni Moreti, sucesso nas redes sociais com mais de 1,3 milhões de seguidores, para elaborar um menu especial, da entrada até a sobremesa, com produtos Kitano para receber os convidados na celebração do Natal. Confira abaixo:
Salpicão de Frango
Frango desfiado
800g peito de frango sem osso
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (chá) de Açafrão-da-Terra Kitano
½ colher (sobremesa) de Cebola, Alho e Salsa Kitano
Aproximadamente 2 litros de água
Salpicão
1 cenoura grande ralada ou finamente fatiada
1 xícara de chá de talos de salsão picados
1 maçã verde picada
½ xícara de chá de uva-passa branca
1 xícara de chá de maionese
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de Cebola, Alho e Salsa Kitano
12 canudos de massa crocante
Modo de preparo
Comece preparando o frango: disponha o frango em uma panela de pressão. Adicione a água, o sal, o Açafrão-da-Terra Kitano e Cebola, Alho e Salsa Kitano. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, contando a partir do momento em que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente antes de abrir a panela. Abra a panela com cuidado e escorra o excesso de líquido. Tampe novamente a panela e, segurando bem com a ajuda de um pano de prato, sacuda vigorosamente para desfiar o frango. Disponha o frango desfiado em uma tigela grande e junte: cenoura, salsão, maçã verde, uva-passa, maionese e mostarda. Tempere com sal e Cebola, Alho e Salsa Kitano. Misture bem, incorporando tudo, Reserve e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Recheie cada canudo com uma porção do salpicão e finalize com uma pitada de Cebola, Alho e Salsa Kitano.
Dica - é possível variar a apresentação do salpicão servindo-os em barquinhas de massa folhada e até cestinhos feitos com massa de pastel. Importante rechear os canudos ou as barcas próximos de servir para não murchar.
Farofa de banana e castanhas
1 colher de sopa azeite
2 bananas-da-terra picadas
1 xícara de chá de bacon picado
100g de manteiga sem sal
1 cebola picada
½ colher de sopa de Açafrão-da-Terra Kitano
½ colher de sopa de Alho Granulado Kitano
1 ½ xícara de chá de castanha-do-pará picada
2 xícaras de chá de farinha de mandioca
Sal a gosto
Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma panela grande e frite as bananas, virando para dourar de todos os lados. Retire os pedaços assim que estiverem dourados e reserve. Na mesma panela, sem desligar o fogo, junte o bacon e frite até dourar. Então adicione a manteiga, a cebola e o Açafrão-da-Terra Kitano. Misture bem e refogue por 2 minutos. Acrescente a farinha, as castanhas e o Alho Granulado Kitano. Misture bem, incorporando tudo. Deixe a farofa tostar, mexendo sem parar por 5 minutos (ou até que a farofa comece a ganhar um tom levemente dourado). Junte as bananas reservadas, misture e ajuste com sal a gosto.
Dica - preparar a farofa em fogo médio pra baixo, com paciência, para que a farinha seque bem e isso garante uma farofa crocante. Se quiser incrementar a preparação, pode-se colocar uva passa, ovo, entre outros ingredientes.
Lombo assado ao vinho com cenouras e batatas
1 lombo de porco (aproximadamente 1,5 kg)
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de Alho Granulado Kitano
½ colher de chá de Pimenta-do-reino em pó Kitano
1 xícara de chá de vinho branco
1 xícara de chá de suco de laranja
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de mostarda
5 batatas pré-cozidas cortadas em pedaços grandes
5 cenouras pré-cozidas cortadas em rodelas grossas
Mini cebolas sem casca e cortadas ao meio
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de amido de milho
Modo de preparo
Tempere o lombo com azeite, sal, Alho Granulado Kitano e Pimenta-do-reino em pó Kitano. Em um bowl, misture: vinho, suco de laranja, mel e mostarda. Com a ponta de uma faca pequena, faça pequenos cortes ao longo do lombo (para absorver mais tempero). Distribua a mistura de vinho sobre todo o lombo, cubra o refratário e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, virando a peça na metade do tempo. Pré-aqueça o forno a 180º e leve o lombo para a assar por 1h, coberto com papel alumínio. Retire a assadeira do forno e remova o papel alumínio. Com cuidado, retire o excesso de líquido formado e reserve para fazer o molho. Adicione as batatas, cenouras e cebolas. Regue tudo com azeite. Aumente a temperatura do forno para 200º e leve o lombo para assar por mais 30 minutos (ou até que o lombo esteja dourado). Enquanto isso, prepare o molho. Dissolva o amido de milho no caldo reservado e leve para cozinhar até engrossar. Sirva fatias do lombo acompanhadas do molho.
Pavê de Nozes
Calda
2 colheres de sopa de açúcar
300ml de leite
1 colher de sopa de Canela em pó Kitano
Cobertura
500ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Creme
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de amido de milho
3 gemas de ovo
2 latas de leite condensado
1 xícara de chá de nozes trituradas
Montagem
300g de biscoito Champagne
Nozes para decorar
Canela em pó Kitano a gosto
Modo de preparo
Calda
Em uma panela pequena, aqueça o açúcar até caramelizar. Desligue o fogo, junte o leite e a Canela em pó Kitano. Ligue o fogo novamente e aqueça o leite, mexendo até dissolver o caramelo. Reserve.
Cobertura
Bata o creme de leite com o açúcar e a essência de baunilha, até atingir o ponto de Chantilly. Reserve.
Creme
Em uma panela junte o leite com o leite condensado, as gemas e as nozes trituradas. Cozinhe em fogo médio até engrossar, mexendo constantemente.
Montagem
Em uma taça ou refratário, faça camadas alternadas de creme e biscoitos umedecidos no leite com canela. Monte a última camada com o Chantilly e nozes para decorar. Finalize polvilhando um pouco de Canela em pó Kitano sobre o Chantilly, para deixar ainda mais saboroso.
Dica - umedeça só de um lado o biscoito Champagne para ele não ficar muito empapado. Prepare no dia anterior, pois fica mais gostoso de um dia para o outro.
0 Comentários