Longa A Estranha Comédia da Vida estreia nas telonas brasileiras


O filme acompanha Luigi Pirandello, um dos mais importantes dramaturgos do século XX em retorno a sua cidade natal. 
Dirigido por Roberto Andò e com distribuição da Risi Film Brasil, filme estreia no dia 30 de novembro

A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza), de Roberto Andò, chega aos cinemas de todo Brasil no dia 30 de novembro e apresenta aos espectadores uma história que transita entre o drama e a comédia, ao acompanhar o famoso dramaturgo italiano Luigi Pirandello, interpretado pelo ator Toni Servillo, em retorno à sua cidade natal, na Sicília, durante uma crise criativa.

Com distribuição da Risi Film Brasil, o longa foi vencedor dos prêmios David di Donatello 2023 nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Produção, Cenografia e Figurino, e estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória.


Em meio a muitos acontecimentos, o encontro de Pirandello com uma dupla de coveiros é o que mais lhe impacta e inspira: os dois, interpretados pelos comediantes Salvatore Ficarra e Valentino Picone, são bastante atrapalhados e têm uma companhia de teatro amador, o que acaba sendo uma grande inspiração para o dramaturgo e para uma hipótese do que motivou a criação de Seis Personagens à Procura de Um Autor (1921), uma de suas obras mais famosas e um marco na história do teatro.

No longa, Roberto Andò aposta novamente na parceria com Toni Servillo (Viva a Liberdade - 2013) e revela uma direção mais teatral. Ele se propôs a criar uma história que explicasse uma origem possível da peça e para isso mistura fatos reais da vida do dramaturgo com ficção, resultando em uma obra que se equilibra entre invenção e história, vida real e encenada.


O resultado é uma atmosfera de metalinguagem que dialoga diretamente com a segunda fase da dramaturgia de Pirandello, em que é possível notar um teatro humorístico, grotesco e, muitas vezes, alegórico.

Sobre Luigi Pirandello

Nascido em Agrigento, Sicília, em 28 de junho de 1867, Luigi Pirandello foi um dos grandes nomes da literatura e do teatro no século XX. Poeta, dramaturgo, romancista e contista, seu estilo trouxe inovação e renovação não só ao teatro mas também às artes e ao pensamento da época. Original, provocador, com senso de humor e olhar atento para a sociedade, Pirandello assinou obras que são referência para todos que querem entender mais do teatro e da própria natureza humana. Uma de suas obras mais célebres é Seis personagens à procura de um autor, de 1921. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1934, dois anos antes de sua morte, ocorrida em 10 de dezembro de 1936, em Roma.

Sobre a distribuidora

A Risi Film Brasil é uma distribuidora fundada em 2021, em São Paulo, cuja ação principal é a promoção do cinema e, em particular, do cinema italiano. Atua no âmbito da distribuição, da gestão de plataformas de streaming, organização de festivais de cinema, serviços audiovisuais e colabora ainda com Associação Il Sorpasso, no 8½ Festa do Cinema Italiano. Além do Brasil, a empresa opera em Portugal, Itália, Angola e Moçambique e conta com cerca de 100 filmes em catálogo. É responsável pelo ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários cinematográficos sobre os maiores artistas da história da arte mundial.

Sinopse


Sebastiano e Onofrio são dois agentes funerários sicilianos que resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade marcam a produção, que apresenta um imponente Toni Servillo no papel de Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, em plena crise criativa em viagem à Sicília. Cada novo evento transformador durante a sua estadia na cidade o leva à criação de Seis Personagens à Procura de Um Autor, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo posteriormente.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
A Estranha Comédia da Vida
Itália | 2022 | Comédia | 103 min.
Título Original - La Stranezza
Direção - Roberto Andò
Argumento - Ugo Chiti, Massimo Gaudioso e Roberto Andò
Elenco - Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone e Renato Carpentieri
Fotografia - Maurizio Calvesi
Trilha Sonora - Michele Braga e Emanuele Bossi
Montagem - Esmeralda Calabria
Som - Carlo Missidenti, Marta Billingsley e Gianni Pallotto
Produção - Angelo Barbagallo e Attilio de Razza
Cenografia - Giada Calabria e Loredana Raffi
Figurino - Maria Rita Barbera
Distribuição - Risi Film Brasil

Postar um comentário

0 Comentários