Foto - Divulgação |
Reverência, admiração e reconhecimento são alguns dos sentimentos dos entrevistados ao falar sobre o compositor Dorival Caymmi no documentário Nas Ondas de Dorival Caymmi. Dirigido por Locca Faria com produção de Helio Pitanga pela Bossa Produções, o filme conta com depoimentos de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, João Bosco, Chico Buarque, os filhos Dori, Danilo e Nana Caymmi, entre outros. Integrante da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa tem sessões neste domingo, 29, e nesta segunda-feira, 30 de outubro.
Pesquisadores, artistas, jornalistas e amigos que conviveram com o cantor, compositor e poeta baiano Dorival Caymmi ressaltam seu talento, simplicidade, a espontaneidade na criação de seus versos, a riqueza melódica e inspiração nos hábitos, nos costumes e nas tradições do povo baiano.
Foto - Rodrigo Paredes |
"Parece que tem a pontuação, a ginga da conversa mesmo, dentro da letra e da melodia", Caetano Veloso.
O filme faz um recorte no processo de criação de suas obras, entre elas, Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã e Rosa Morena. O estilo pessoal de Caymmi de compor, cantar e tocar violão de uma maneira única também é citado por nomes como João Bosco, Paula César Pinheiro, os jornalistas Nélson Motta e Tarik de Souza, além do produtor musical André Midani.
Aliás, De Midani faz uma declaração sobre o músico que nos leva a refletir: “é uma loucura esse negócio dos baianos. Quando você pensa bem, foi uma loucura. Se não tivesse tido os baianos, qual teria sido o caminho? Teria tido um caminho, mas qual teria sido o caminho”.
"Caymmi tem brilho. A obra dele tem brilho ... para mim talvez o maior que eu conheça", Maria Bethania.
Para Locca Faria, diretor do filme, o baiano Caymmi era genial. Ele conviveu com o compositor desde jovem, frequentou a casa de Stella e Dorival no Rio e em Salvador, além de viajar com eles. “A minha relação com Caymmi é profunda desde que era ainda garoto. Sempre foi o meu mestre e amigo paterno, com ele aprendi tudo: ter um olhar mais atento aos detalhes; almejar a simplicidade, a contemplação, a essência da verdade; ouvir o tempo, sentir a espiritualidade, admirar o feminino das coisas. O filme é isso tudo: é ele, sua vida e sua obra”, comenta Locca Faria.
O documentário conta com imagens de arquivo de apresentações e entrevistas antigas de Caymmi intercaladas por muita música. Entre elas, interpretações de Carmen Miranda, Nara Leão, Djavan, Tom Jobim, Elza Soares, Alfredo Del-Penho, BNegão e Grupo Casuarina.
"Especialmente essa coisa da capacidade de contar história plenas, densa e intensas no resumo das pequenas canções",Gilberto Gil.
Uma das cenas conta a história por traz do sucesso O Que é Que a Baiana Tem, composição na voz de Carmen Miranda. Outra cena mostra um encontro musical entre o cantor, Danilo Caymmi, Tom Jobin, Ana Jobin, Paula Morelembaum, Maucha Adnet e outros músicos cantando Maracangalha. Já nos créditos, ao lado de Caymmi, Renato Russo interpreta Só Louco com Muri Costa ao vilão.
Distribuído pela Bretz Filmes e com coprodução do Canal Brasil e da RIOFILME, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, o longa estreia nos cinemas no primeiro semestre de 2024.
"É a essência, ele é o traço... tão simples, que é inimitável. É único", Chico Buarque.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Nas Ondas de Dorival Caymmi
Brasil | 2023 | Documentário | 90 min.
Direção - Locca Faria
Roteiro - Locca Faria e Pablo Ribeiro
Argumento - Antônio Medeiros e Hugo Sukman
Pesquisa - Antônio Venâncio e Helio Pitanga
Produção - Helio Pitanga
Direção de Fotografia - Locca Faria e Flávio Ferreira
Som Direto - Toninho Muricy
Montagem - Pablo Ribeiro
Mixagem - Denílson Campos
Finalização - Alexandre Aguinaga
Direção de Arte - Rico Vilaroucas e Pablo Ribeiro
Produtora Proponente - Bossa Produções
Produtora Associada - L.F. Filmes
Coprodução - Canal Brasil e RioFilme
Distribuição - Bretz Filmes
Serviço
47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Nas Ondas de Dorival Caymmi - Sessões
Data - 29 de outubro - sábado
Horário - 21h10
Local - CineSesc
Endereço - Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo
Data - 30 de outubro - domingo
Horário - 17h
Local - Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Endereço - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação - São Paulo
Classificação - livre
Para mais informações clique aqui
0 Comentários