Documentário A Invenção do Outro vence o 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Cerimônia de encerramento e premiação da 21ª edição do Cinemato. Foto - Divulgação 

Júri popular escolhe o filme Beatriz Vira-folhas, de Samantha Col Debella. O festival aconteceu de 22 a 28 de outubro, em Cuiabá (MT)

O documentário A Invenção do Outro (RJ), de Bruno Jorge, foi eleito pelo júri oficial como melhor filme de longa-metragem do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - Cinemato. Já o júri popular escolheu o filme Beatriz Vira-folhas (MT), de Samantha Col Debella e o melhor longa mato-grossense foi Chumbo, de Severino Neto. A cerimônia de encerramento e premiação aconteceu no sábado, dia 28 de outubro, no Teatro da UFMT, em Cuiabá.

De 22 a 28 de outubro, o festival recebeu referências da cena audiovisual de todo o país, entre eles a atriz cearense Ana Luiza Rios, do longa-metragem Mais Pesado é o Céu, no qual contracena com Matheus Nachtergaele. Ela recebeu o prêmio de melhor atriz e o filme, de melhor fotografia.

"Foi muito legal ter vindo. Estreamos em Gramado e depois fomos passando por outros festivais em Maranhão, Arapiraca (AL) e agora estamos aqui, em Cuiabá. Isso é muito importante, porque a gente faz filmes para que sejam vistos e o Cinemato abre esse espaço. O festival está de parabéns por já estar em sua 21ª edição, isso em si é louvável".

No encerramento, o cineasta e curador do evento Luiz Borges deixou, por meio da Carta de Cuiabá, uma mensagem aos governos, aos empresários e às instituições, de que é preciso apoiar a produção cinematográfica local e o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

Cena do documentário A Invenção do Outro (RJ), de Bruno Jorge

"Depois de seis anos suspenso, o Cinemato mostrou por que voltou, com nível de filmes fantástico, todos os realizadores dos filmes selecionados presentes, a homenageada Dira Paes que encantou a todos, enfim, sem o Cinemato a difusão audiovisual brasileira, a mato-grossense, não chega ao espectador, nós somos a única janela dessa produção, que cada vez mais precisa de garantias para que resista".

Borges agradeceu todos os envolvidos na realização do evento. O Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil, a parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. O apoio institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT.

Agradeceu ainda todo o apoio do Intercity Hotéis, da TV Centro América, do ICV, destacando a realização do Instituto Inca - Inclusão, Cidadania e Ação. Aos deputados Lúdio Cabral e Beto Dois a Um em razão de que, pela primeira vez, o festival concede prêmios em dinheiro por meio de emenda parlamentar. O júri oficial da 21ª edição do Cinemato foi formado por Joel Pizzini,Toni Venturi, Viviane Brassane Spinelli, Val Gomes e José Walter Nunes.

Confira abaixo a lista completa dos premiados:
  • Melhor Filme Brasileiro - Júri Oficial - A Invenção do Outro, de Bruno Jorge
  • Melhor Filme Mato-GrossenseChumbo, de Severino Neto
  • Melhor Primeira Direção de Longa-metragem - Samantha Col Debella pelo filme Beatriz Vira Folhas
  • Melhor Atriz - Ana Luiza Rios pelo filme Mais Pesado é o Céu
  • Melhor Atriz Revelação - Gabriela Freire pelo filme Entrelinhas
  • Melhor Elenco - Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal, Will Soares pelo filme Tudo o que Você Podia Ser
  • Melhor Fotografia - Petrus Cariry pelo filme Mais Pesado é o Céu
  • Melhor Curta Nacional - Fantasma Neon (RJ)
  • Melhor Curta MT- A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos
  • Melhor Documentário - Urubá (RN)
  • Melhor Animação - EWÉ de Òsáinyín: o segredo das folhas (BA)
  • Melhor Direção de Curta - Emília Top Tiro e Olavo Fernandes - A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos
  • Melhor Fotografia - Felipe Quintelas - Fantasma Neon
Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários