Depois de ter feito a estreia mundial no Fórum do Festival de Berlim 2022 e ter sido exibido na Competição Portuguesa do DocLisboa’22, o documentário Terra que Marca, do realizador Raul Domingues, vai chegar agora ao circuito comercial (São Paulo e Rio de Janeiro). A estreia é nesta quinta-feira, dia 10 de agosto.
No segundo longa-metragem do cineasta Raul Domingues, com produção da Oublaum Filmes, fundada por Ico Costa, em associação com a Terratreme Filmes, contemplamos os gestos de quem trabalha a terra, testemunhamos o cuidar da terra, o semear, o regar, o cavar…
“Há sensações que apenas quem convive com a terra algum tempo pressente. Desde que comecei a filmar, comecei a sentir algo diferente. Algo está a mudar na terra e ela revela-o no seu comportamento, no clima, nas plantas e em nós próprios. Há movimentos imperceptíveis. O tempo humano não é o único tempo da terra. Quanto tempo só para comer uma laranja”, disse Raul Domingues antes da estreia na Berlinale.
Sinopse
Conta-se que, no passado, dois malfeitores vieram cumprir a pena de cuidar de um terreno baldio e desabitado. Sua sentença foi passada de geração em geração e foi herdada pelos homens que a executam. Uma mulher descalça está lavrando a terra e é surpreendida por uma folha.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Terra que Marca
Portugal | 2022 | Documentário | 66 min.
Direção, Imagem, Sem e Edição - Raul Domingues
Com - Maria Alice Sousa, Manuel Jesus, Duro, Joaquim Sousa, Manuel Carpalhoso, José Silva, António Sousa, Luís Mil Homens, Manuel Carlos, Luís Carpalhoso, Edmundo Lisboa, Maria Alice Domingues, Maria Sousa, Isaura Domingues, Adelino Sousa, Abílio Domingues, Fernando Carpalhoso, Daniela Sousa, Bianca, Bruna, Eva e Leonor
Sound Design - Paulo Lima
Mixagem de Som - Tiago Matos
Correção de Cor - Andreia Bertini
Produção - Oublaum Filmes, Etnograf Filmes, Raul Domingues em parceria com a Terratreme Filmes
Classificação - livre
0 Comentários