Espetáculo Gagarin Way faz curta temporada na SP Escola de Teatro

Foto - Divulgação

Aclamado texto do dramaturgo Gregory Burke, montagem dirigida por Marco Antonio Rodrigues, traz no elenco 
Flavio Tolezani, Rafael Losso, Fernando Nitsch e Laerte Mello

Consagrado no Festival Fringe de Edimburgo, em 2001, ano em que foi escrita pelo dramaturgo escocês Gregory Burke, o espetáculo teatral Gagarin Way (mind the gap), faz curta temporada, até 25 de junho, na Sala Vange Leonel da SP Escola de Teatro.

A montagem, com direção de Marco Antonio Rodrigues, reflete causas políticas e leva ao palco a explosiva trama de quatro personagens que se encontram no vão entre a opressão e a violência, com humor ácido e ênfase nas desigualdades sociais. No elenco, os atores Flavio Tolezani, Rafael Losso, Fernando Nitsch e Laerte Mello.

Ambientada nas fábricas de West Fife, Gary, um operário cansado e deprimido e com ideais socialistas decide sequestrar um executivo do alto escalão chamado Frank (Laerte Mello) com a ajuda de seu amigo Eddie. A dupla leva o industrial para a fábrica de computadores, onde se passa a trama, vigiada pelo segurança Tom, jovem recém-formado em Sociologia e Política que acredita num possível acordo entre capitalismo e socialismo.

“A escolha do texto dialoga com a falta de perspectiva política que vivemos recentemente e com os embates provocados nas divergências de classe”, diz Marco Antonio. A iniciativa de montar Burke surgiu em 2022 por meio de uma pesquisa de Losso, Tolezani e Marco Antonio Rodrigues, desenvolvida na SP Escola de Teatro em uma residência artística, que tinha no alicerce reflexivo a questão “O que é um ser humano no Brasil atualmente?”, a partir da presente polarização política mundial. Gregory Burke aprofundou em Gagarin Way a investigação das causas proletárias em meio às representatividades da esquerda na política frente à ascensão da extrema direita dominada pelo capitalismo em desmantelamento.

Sobre o autor

Gregory Burke nasceu em Dumferline, na Escócia, em 1968. Depois da Universidade, ele ‘realizou uma série de trabalhos dentro da economia de salário-mínimo’. Em 1998, sem conhecer ninguém no meio teatral, enviou para o Traverse Theatre de Edimburgo a peça Rua Gagarin, que viria a ser um dos maiores sucessos de sempre do Festival de Edimburgo, com encenação de John Tiffany em 2001. A seguir, veio The Straits, que John Tiffany também dirigiu e que se baseia na juventude do autor em Gibraltar durante a Guerra das Malvinas. Em 2006, obteve novo triunfo em Edimburgo com Black Watch, escrita para o National Theatre of Scotland, e dirigida mais uma vez por John Tiffany, tendo sido representada no Reino Unido, Los Angeles e Nova Iorque. As suas peças estão traduzidas para francês, italiano, russo, alemão, espanhol. Outras peças do autor: The Chain Play, Debt, Liar, On Tour, The Party, Occy Eyes, Unsecured e Shellshocked.

Sinopse

Gary é um operário deprimido e esgotado, pai de três filhos, imerso em um casamento fracassado. Seus ideais socialistas o levam a se manifestar de forma decisiva ao sequestrar um executivo do alto escalão como forma de manifesto. Eddie, seu amigo e parceiro no sequestro, é um niilista prestes a eclodir. O outro personagem é Tom, um jovem mais sonhador, recém-formado em Sociologia e Política, que acredita poder conciliar capitalismo e socialismo e que trabalha como segurança na fábrica de computadores que serve de cativeiro na ação.

Ficha técnica
Gagarin Way (mind the gap)
Texto -Gregory Burke
Tradução - Rodrigo Haddad
Direção - Marco Antônio Rodrigues
Assistente de Direção - Marcella Vicentini
Elenco - Fernando Nitsch, Flavio Tolezani, Laerte Mello e Rafael Losso
Cenografia - Márcio Medina
Cenotécnico - Ciro Schu
Aderecista - Walkir Pedroso
Direção de Vídeo e Designer Visual - Zeca Rodrigues
Operação de Vídeo - Allysson Lemes
Assistente de Operação de Vídeo - Aline Almeida
Desenho de Luz - Gabriele Souza
Operação de Luz - Cleber Eli
Contrarregragem - Lua Nucci
Assessoria de Imprensa - Arteplural
Fotografia - Caio Oviedo
Produção - Corpo Rastreado
Realização - Associação dos Artistas Amigos da Praça e SP Escola de Teatro
Agradecimentos - Xexéu Tripoli, João Faria, Sônia Goussinsky, Musicalis Núcleo de Música e Estela Gontow Goussinsky

Serviço
Gagarin Way (mind the gap)
Temporada - até 25 de junho - sexta a domingo
Horário - sexta, às 21h, sábados, às 18h e às 21h e domingo, às 18h
Local - SP Escola de Teatro Unidade Roosevelt - Sala Vange Leonel - 4° andar
Endereço - Praça Roosevelt, 210 - Centro - São Paulo
Entrada Gratuita
Ingressos via Sympla (clique aqui) e uma hora antes na entrada da SP Escola de Teatro

Postar um comentário

0 Comentários