Unibes Cultural participa da Virada Cultural 2023


A programação da instituição inclui o FEMA - Festival Meio Ambiente Arte e Educação e Oficinas de Colagem Analógica e de Contação de Histórias

A Unibes Cultural, hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais, mais uma vez participa da Virada Cultural de São Paulo, que acontece nos dias 27 e 28 de maio e terá mais de 500 atrações, todas gratuitas, espalhadas pela cidade.

Guiado pelos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organizações das Nações Unidas (ONU), o FEMA - Festival Meio Ambiente Arte e Educação alerta sobre a emergência climática que vivemos, usando as linguagens artísticas e a educação como ferramentas para sensibilização da questão ambiental, e a arte como instrumento fundamental para a implementação das práticas educativas, tendo como princípio as 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

A programação conta com Feira de Fotografia - um momento de troca, reciclagem e venda de máquinas fotográficas antigas, filmes, papéis fotográficos, fotolivros, lentes objetivas, fotos impressas e outros artigos relacionados à fotografia -, exibição de documentários e bate-papos sobre fotografia e meio ambiente com Gabi Di Bela, mestre em audiovisual e fotojornalista freelancer, o coletivo Mulheres na Luta Climática e o jornalista e escritor Matthew Shirts, Tiago Moreira, Antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA) desde 2011, pesquisador no programa Povos Indígenas no Brasil, responsável pela edição do painel de monitoramento socioambiental das Terras Indígenas no Brasil, e o premiado fotógrafo Lalo de Almeida. O evento fará a compensação de carbono por meio de plantação de árvores na Mata Atlântica pelos voluntários.

O Grupo Era Uma Vez realiza todos os anos oficinas presenciais de Introdução à prática de contação de histórias, ensinando suas técnicas para educadores, cuidadores e todas as pessoas interessadas em construir e compartilhar boas narrativas. Nos primórdios da humanidade, nossos ancestrais se reuniam ao redor de fogueiras e ali, sob o calor das chamas, interagiam, transmitiam informações, conhecimento, desenvolvendo a imaginação e a linguagem. Nesta edição, parte da programação da Virada Cultural, o Grupo Era Uma Vez foca na milenar arte de contar histórias, uma importante ferramenta de comunicação.

Completando as atividades da Virada Cultural na Unibes, a Oficina de Colagem Analógica: Um Mergulho na Subjetividade Poética, com a artista visual que atua com xilogravura, colagem analógica e intervenção urbana, com especialização em docência e 12 anos de experiência na área da educação, Débora Laud.

O encontro busca estimular o pensamento criativo, apresentar diferentes técnicas e possibilidades artísticas, convidando os participantes a mergulhar na subjetividade poética da colagem analógica, que questiona os meios de comunicação impressa, incorpora fragmentos, deslocamentos e ausências. Busca, ainda, tencionar encontros não concebidos e desnudar narrativas silenciadas. Antes da contemplação, propõe o estranhamento.

Serviço
Virada Cultural 2023 - Unibes Cultural
Endereço - Rua Oscar Freire, 2500 - Jardins - São Paulo
Mais informações 113065-4333

Programação

II Festival do Meio Ambiente - FEMA
Data - 27 de maio - sábado
Local - Auditório
Capacidade - 80 lugares
Palestras
Gabriella di Bela (fotógrafa da National Geographic), Mulheres na Luta Climática e Matthew Shirts (jornalista e cronista)
Horário - das 14h às 15h
Povos Indígenas e Meio Ambiente com Tiago Moreira, antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA)
Horário - das 15h às 16h
Fotógrafa Gabriela Biló (Folha de S. Paulo)
Horário - das 18h às 19h
Inscrições gratuitas aqui
Lançamento livro
A Verdade vos libertará
Autora - Gabriela Biló
Horário - 20h

2ª. Mostra de Filmes Socioambientais
Data - 27 e 28 de maio - sábado e domingo
Horário - das 12h às 14h
Local - Lounge e Auditório
Capacidade - 80 lugares (Auditório)
Inscrições aqui
Classificação - 16 anos
Programação
Instituto Socioambiental (ISA)Povos Indígenas no Brasil
O que é a economia da sociobiodiversidade?
Do quilombo pra favela - Alimento para a resistência negra
Rede Xingu 15 anos: a Gente faz Floresta!
Amazônia RealA Resistência Xokleng
Tüküna - Os Filhos de Tamakori
BR 319: Bem-vindo a Realidade
Pés de Anta, As cineastas Mundurucu

Saída Fotográfica
Data - 28 de maio - domingo
Caminhada fotográfica na Feira Livre da Rua Oscar Freire
Horário - das 11h às 13h

Oficina de Colagem Analógica: um mergulho na subjetividade poética
Com Débora Laud
Data: 28 de maio - domingo
Horário - das 15h às 18h
Inscrições aqui
Classificação - 16

Oficina de Capacitação Era Uma Vez
Com Grupo Era uma Vez
Data - 28 de maio - domingo
Horário - das 13h às 18h
Espaço - 5º andar
Capacidade - até 20 participantes
Inscrições aqui
Classificação  - 16 anos

Postar um comentário

0 Comentários