ShakeCena traz aos palcos de Sampa todo o humor de William Shakespeare em Como Gostais

Foto - Laura Uliana

Com direção de Eliete Cigaarini, a comédia é a quarta montagem da ShakeCena Cia. de Pesquisa Teatral

Fundada em 2016, com o principal propósito de promover os estudos das 39 obras primas de Shakespeare, a ShakeCena já passou pelos processos de montagem Othello, A Megera Domada, Muito Barulho por Nada, Bem Está o Que Bem Acaba, Macbeth, Trabalhos de Amor Perdidos, Noite de Reis, Hamlet, Dois Cavalheiros de Verona, Romeu e Julieta, Sonho de Uma Noite de Verão e As Alegres Comadres de Windsor.

Sendo assim, seguindo esse processo de pesquisa, surge a  adaptação de Como Gostais. No novo espetáculo, a diretora Eliete Cigaarini  suprimiu a segunda pessoa do texto e manteve a essência do material e da poética do dramaturgo inglês, iluminando os trechos de tom cômico e inserindo críticas sociais inerentes às problemáticas sócio, político e econômicas brasileiras.

“Como Gostais, assim como todas as comédias shakespearianas, abre possibilidades para todos os diretores e adaptadores de suas obras, uma adequação à linguagem e à cultura do país de origem dos artistas, o que comprova a universalidade de suas temáticas”, revela Eliete, ressaltando a veia pop contida no DNA de sua companhia.

Foto - Laura Uliana

Em Como Gostais, o Duque Frederico, soberano de uma cidade francesa, usurpa a terra e o poder de seu irmão, banindo-o com sua comitiva para a floresta de Arden, que deixa sua filha, Rosalinda, aos cuidados perversos do tio Frederico e ao amor incondicional de sua prima, Célia.

A rivalidade entre os nobres irmãos Oliver e Orlando reforça o mito bíblico de Caim e Abel da trama. Oliver é o primogênito e está obstinado em aniquilar com a vida de Orlando, por enxergar no carisma do irmão uma ameaça. Orlando se vê forçado, assim como Duque Senior, pai de Rosalinda, a partir para a Floresta de Arden. Rosalinda e Célia, para fugir das crueldades de Frederico, encontram a mesma alternativa: seguirem para a floresta em busca do pai de Rosalinda, o Duque banido.

Rosalinda, temendo os perigos que irão enfrentar, escolhe vestir-se de homem e proteger Célia dos possíveis infortúnios que encontrarem no caminho. Ambas partem para a floresta de Arden: Rosalinda como Ganimedes e Célia como Aliena. Mais uma história shakespeariana na qual a natureza e seus mistérios têm o poder de revelar paixões, princípios humanitários e ressaltar valores às coisas mais simples da vida, fenômenos que provocam arrependimentos e redenções aos vilões da história.

Foto - Laura Uliana

A montagem tem o objetivo de divertir. “Nosso objetivo é explodir a comédia escondida nas tramas. Procuramos trazer à tona a principal intenção de Shakespeare, a de que suas peças fossem populares e com isso atingissem públicos de todas as classes sociais de seu tempo e que se sentissem representadas em suas obras”, finaliza Eliete.

Leia também:

Ficha técnica
Como Gostais
Autor - William Shakespeare
Direção Artística, Tradução e Adaptação - Eliete Cigaarini
Elenco - Aline Santa Barbara, Bruno Oliveira, Carol Martinni, Caio Gorzoni, Caio Magaldi, Cecília Audi, Filipe Castro, Hide Haseyama, Ivan Bonari, Luccas Garcia, Marianna Mattos, Nathália Matos, Rodrigo Monteiro, Renan Villas e Sophya Rabassi
Assistência de Direção - Carol Martinni
Visagismo - Armando Filho
Commedia Dell’Arte - Fernando Vieira
Expressão Cênica do Movimento - Talita Salle
Identidade Visual - Ivan Bonari, Caio Magaldi e Nathalia Matos
Assessoria de Imprensa - Sophia Claro e Bryan Parasky
Redes Sociais - Renan Villas, Caio Gorzoni e Sophia Claro
Fotografia de Cena - Laura Uliana e Sophia Claro
Trilha Sonora e Iluminação - ShakeCena Cia de Pesquisa Teatral

Serviço
Como Gostais
Temporada - de 04 a 26 de março
Horário - sábados, às 21h e domingos, às 20h
Duração - 110 minutos
Local - Teatro Commune
Endereço - Rua da Consolação, 1218 - Consolação - São Paulo
Capacidade - 99 lugares + 1 lugar para cadeirante
Ingressos - R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Reservas pela plataforma Sympla aqui ou pelo site da ShakeCena aqui
Classificação - 12 anos

Postar um comentário

0 Comentários