MAM SP promove cursos de práticas e estudos nos campos das artes visuais, história e literatura

Fotografia bordada. Foto - Divulgação

Programação de fevereiro acontece 
em formato presencial, híbrido e online

O Museu de Arte Moderna de São Paulo traz, em fevereiro, uma programação de cursos em formato presencial, híbrido e online, cujo objetivo é ampliar o repertório e conhecimentos gerais sobre a história da arte e temas contemporâneos. Entre os temas abordados nas aulas, estão fotografia, artes visuais e historiografia. Confira abaixo a programação completa:

História dos genocídios e suas negações
Com Patrícia Valim
Período - de 08 de fevereiro a 08 de março - quartas-feiras
Duração - 4 encontros
Horário - das 19h às 21h
Investimento - R$ 320,00
Curso online (transmissões ao vivo)
Para mais informações e inscrições clique aqui

A partir do reconhecimento de que a chamada historiografia profissional não tem sido capaz de desmobilizar, sozinha, o discurso negacionista na mesma velocidade em que ele tem sido produzido, difundido e consumido no país, este curso discutirá um conjunto de obras artísticas que formam contradiscurso ao negacionismo dos genocídios cometidos no Brasil desde a invasão portuguesa no século XVI até a pandemia da Covid-19. Estruturado em quatro aulas com diferentes abordagens temáticas, o curso busca explicar o negacionismo profissional a partir de exemplos conhecidos na história, para então abordar o genocídio indígena, o genocídio das populações negras e o genocídio pandêmico em obras de artistas como Ester Nazarian, Denilson Baniwa, Arissana Pataxó, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Lenora de Barros e Jaime Lauriano, entre outros.

Programa

Aula 1 - Uma genealogia do horror: negacionismo profissional, genocídio e testemunho
  • Não há crime sem que haja lei que o defina como tal? - Irene Serra
  • Genocídio - Daphne Odjig
  • Genocídio Armênio - Ester Nazarian
  • Holocausto - Esther Lurie
  • Genocídio Tutsi - Mariela Yeregui
  • Genocídio Cambojano - Vann Nath

Aula 2 - Genocídio indígena: dos portugueses a Jair Bolsonaro
  • Arissana Pataxó
  • Leide Pankararu
  • Lindaura Xukuru Kariri
  • Arawi Suruwi
  • Denilson Baniwa

Aula 3 - Genocídio das populações negras: entre o navio negreiro e o camburão da polícia
  • Rosana Paulino
  • Gê Viana
  • Ana Lira
  • Rosângela Rennó
  • Dalton Paula

Aula 4 - Genocídio pandêmico: negacionisters & cloroquiners
  • Aline Motta
  • Anna Maria Maiolino
  • Jaime Lauriano
  • Lenora de Barros
  • Sônia Gomes
  • Antonio Tarsis

Lambe-lambe para assumir uma linguagem
Com Bruna Alcântara
Data - 11 de fevereiro - sábado
Horário - das 09h às 13h
Investimento - R$ 160,00
Oficina presencial
Para mais informações e inscrições clique aqui

Foto - Divulgação

Os cartazes de rua se originaram na França, com a disseminação de casas de shows e prostíbulos, e se desenvolveram em conjunto com a história da publicidade. Mas como eles se transformaram em uma técnica artística de intervenção urbana recorrente nos dias atuais? A oficina, ministrada pela artista visual Bruna Alcântara, prevê um resgate histórico dos cartazes pelo mundo até chegar em movimentos populares brasileiros. Em um primeiro momento da aula será feita uma apresentação teórica da história dos cartazes de rua e seus contextos de utilização. Depois, será realizada uma prática coletiva do fazer manual de um lambe-lambe e sua instalação pelas ruas, tapumes e postes.

Fotografia bordada
Com Bruna Alcântara
Data - 12 de fevereiro - domingo
Horário - das 09h às 13h
Investimento - R$ 160,00
Oficina presencial
Para mais informações e inscrições clique aqui

Foto - Divulgação

Ministrada pela artista visual Bruna Alcântara, esta oficina de fotografia bordada busca unir técnicas básicas de bordado em fotografia impressa para propor novas possibilidades de expressão e estimular reflexões sobre estas duas linguagens que costuram memórias de diversas gerações, ganhando novos significados com o passar do tempo. Ao desvincular o bordado da tradição doméstica, a oficina propõe a construção de uma linguagem poética autoral, por meio de uma prática que, antes, era vista como um fazer manual feminino. Para tanto, serão apresentadas algumas referências de produção no ambiente da arte contemporânea que permitam materializar questões ligadas aos direitos humanos e das mulheres. A oficina é aberta a interessados em geral, não sendo necessária experiência anterior com bordado.

Proust e as artes
Com Brunno Almeida Maia
Data - 25 de fevereiro - sábado
Horário - das 15h às 17h
Investimento - R$ 80,00
Masterclass presencial
Para mais informações e inscrições clique aqui

Capa do livro Proust e as artes, de Roberto Machado. Foto - Divulgação

Por ocasião da efeméride de 100 anos da morte do escritor francês Marcel Proust, e o lançamento do livro póstumo Proust e as artes (Todavia), do filósofo Roberto Machado, o pesquisador Brunno Almeida Maia ministra a aula presencial Proust e as artes, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O objetivo do encontro é discutir a presença de uma teoria da arte nos sete volumes do Em busca do tempo perdido (1913-1922), desenvolvida pela perspectiva da recepção e o subjetivismo do fruidor, a espiritualização da obra de arte e sua dispensa da materialidade, pontuando os temas As impressões dos sentidos na Recherche, A música, a pintura e a presença da literatura na Recherche. Os 10 primeiros inscritos ganharão um exemplar físico do livro Proust e as artes, de Roberto Machado, publicado pela Editora Todavia. O curso contempla certificado ao final.

Programa
  • Introdução ao projeto da Recherche
  • Proust e a literatura modernista
  • Os signos mundanos, sensíveis, amorosos e da arte na Recherche
  • As impressões dos sentidos e a fenomenologia da obra de arte na Recherche
  • A música, a pintura e a literatura na Recherche
  • Pode a arte salvar a vida?

Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque Ibirapuera - Portões 1 e 3
Horários - terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos - R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia)
Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser
Mais informações aqui

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