5 tendências de marketing para PMEs em 2023

Talita Scotto, diretora da Agência Contatto. Foto - Divulgação

Por Talita Scotto*

O ano de 2023 reserva boas perspectivas do ponto de vista do marketing. Se 2022 foi considerado positivo para o mercado de comunicação corporativa, com crescimento de 6%, segundo a Aberje, o ano que está começando traz algumas tendências que não podem ser ignoradas para pequenas e médias empresas. Confira abaixo algumas delas:

WhatsApp Comunidades

Com 120 milhões de usuários no Brasil, o novo recurso do app, pode ser uma nova forma de se relacionar com clientes e reuni-los a partir de subgrupos, para que recebam comunicados, promoções, condições especiais e quaisquer ações que a marca achar conveniente. O WhatsApp Comunidades vai reunir pessoas que possuem interesses em comum, mas que podem estar em fases diferentes de relacionamento com aquela empresa, sendo mais um recurso estratégico para criar vínculo entre clientes e marcas.

TikTok

O sucesso da rede social se consolidou e as marcas que já descobriram como criar conteúdo no app, certamente já estão um passo à frente na personalização e no uso do humor com o seu público. Conteúdos curtos, que entretém e trazem uma narrativa persuasiva são mais que apostas para marcas, que estão em busca de audiência, confiança do consumidor e engajamento.

Canais de comunicação próprios

Não é de hoje que só depender de plataformas externas, como redes sociais, é um risco para qualquer negócio. Pois, criar uma audiência em um app terceiro que pode sair do ar um dia ou ter algum problema, deve estar na análise de swot de qualquer empresa. Desta forma, investir em blogs, newsletter e podcasts pode ser uma alternativa para que sua marca construa uma audiência autêntica e lhe dê autonomia para trabalhar o conteúdo como desejar. Além disso, também é uma maneira de se conectar com seu público e diversificar sua comunicação em canais multiplataforma.

Eventos híbridos e a liberdade de escolha

Oferecer ao seu cliente a estrutura física e o networking que um evento presencial traz é, sem dúvida, um benefício para qualquer interessado em acompanhar uma feira ou um curso, por exemplo. No entanto, o híbrido abre um leque de oportunidades de atrair públicos de qualquer lugar do Brasil e do mundo - bom para que as marcas acessem novos clientes e atraiam palestrantes de qualquer localidade, além de ser uma facilidade para quem deseja acompanhar de casa. Também cabe destacar que eventos híbridos geram conteúdos, que podem ser utilizados em redes sociais, canais do YouTube etc.

Marketing de influência

Já não dá mais para pensar em uma ação de lançamento, seja de produtos ou serviços, além de feiras e eventos, sem envolver o marketing de influenciadores. De acordo com um relatório da Stackla, 79% dos usuários já tomaram alguma decisão depois de verem recomendações de influenciadores nas redes sociais. A cocriação de conteúdo entre marcas e influenciadores apresenta uma nova maneira de se comunicar com o público, criando storyletting autênticos e que geram valor, entregam informação e relevância.

*Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, empresa especializada em assessoria de imprensa e comunicação 360 com 13 anos de mercado.

Postar um comentário

0 Comentários