Cena do espetáculo De Tempo Somos. Foto - Guto Muniz |
Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, completa 40 anos em 2022 e faz em dezembro sua temporada em São Paulo. Nos dias 03 e 04 dezembro, sábado e domingo, às 18h, no Teatro Flávio Império, o Grupo traz para a capital paulista sua tradição de teatro de rua: o espetáculo De tempo somos, uma peça que celebra o encontro do teatro com a música, marca registrada do grupo em seus 40 anos de história, que estreou em 2014.
A montagem tem direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, que também estão no elenco, junto com Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Luiz Rocha (ator convidado), Júlio Maciel e Paulo André. O evento é gratuito com entrada sujeita à lotação do espaço.
Nos dias 06 e 07 de dezembro, às 21h, e no dia 08 de dezembro (em duas sessões: às 18h e às 21h), no Teatro Procópio Ferreira, a companhia revisita uma de suas principais montagens de rua, que ganha os palcos este ano, o espetáculo Till, a saga de um herói torto, de 2009, com texto de Luis Alberto de Abreu e direção de Júlio Maciel. No elenco, Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, o ator convidado Eliseu Custódio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Fernanda Vianna, que nesta temporada substitui a atriz Teuda Bara.
Entre os dias 14 e 17 de dezembro, de quarta a sábado, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Olido, o público poderá matar a saudade do espetáculo Nós, de 2016, com direção de Marcio Abreu. No palco, Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Inês Peixoto, que nesta temporada substitui a atriz Teuda Bara, celebram a vida enquanto preparam a última sopa e debatem, sob um prisma político, questões do mundo contemporâneo - a intolerância, a violência, a diversidade e a convivência com a diferença. O evento é gratuito com entrada sujeita à lotação do espaço.
Criado por cinco atores em 1982 a partir do espetáculo A alma boa de Setsuan, montagem conduzida por diretores do Teatro Livre de Munique da Alemanha, após algumas oficinas realizadas em Belo Horizonte, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa e com raízes profundamente populares. Hoje, com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Para o ator Eduardo Moreira, diretor artístico e um dos fundadores do Grupo, “a nova versão ressignifica os cenários e os figurinos, numa nova leitura da peça que busca uma maior agilidade e versatilidade, especialmente na relação direta com o público. Num momento em que é urgente que a arte e o teatro reencontrem o público, o Galpão mergulha numa de suas obras mais populares, trazendo uma reatualização do sentido da saga de Till Eulenspiegel, um anti-herói que desmascara e revela a violência dos poderosos e a exploração dos desvalidos. Resgatar a montagem de Till para o nosso repertório nesse momento faz todo o sentido, especialmente sob a perspectiva da celebração do encontro com o público amplo e diversificado, tanto no palco como na rua”, ressalta.
“Nós somos nós, esse coletivo de 40 anos de existência e nós, seres humanos e artistas de teatro para lá dos cinquenta, com suas perplexidades, questões, angústias, algumas esperanças e muitos nós”, explica Eduardo Moreira. "Remontar essa peça nos 40 anos do Galpão nos pareceu algo inevitável, já que ela é política e debate a convivência, mas também por aproximar ator e personagem e, dessa maneira poética, acabar falando muito do que é ser um grupo de teatro", completa o ator.
A Temporada dos 40 anos do Grupo Galpão em São Paulo conta com o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, apoio do banco BV e AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o patrocínio da Cemig e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Produção local da Híbrida Arte e Cultura e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil. Confira abaixo mais detalhes do espetáculos e programação:
De tempo somos
Foto - Guto Muniz |
De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo - de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.
Ficha técnica
De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão
Direção - Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Elenco - Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Lydia Del Picchia, Luiz Rocha (ator convidado), Júlio Maciel, Paulo André, Simone Ordones e Inês Peixoto (atriz curinga)
Direção Musical, Arranjos e Trilha Sonora - Luiz Rocha
Pesquisa de Texto - Eduardo Moreira
Figurino - Paulo André
Preparação Vocal - Babaya
Preparação Corporal - Fernanda Vianna
Iluminação - Rodrigo Marçal
Design Sonoro - Vinícius Alves
Aulas de Percussão - Sérgio Silva
Assessoria na Cena A Carteira - Diego Bagagal
Assessoria de Iluminação - Chico Pelúcio
Revisão de Textos - Arildo de Barros
Voz em Off - Teuda Bara
Arranjos baseados em arranjos originais de Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, do repertório musical do Grupo Galpão
Fragmentos de Textos - Eduardo Galeano, Charles Baudelaire, Olga Knipper, Jack Kerouak, Nelson Rodrigues, Anton Tchékhov, José Saramago, Paulo Leminski e Calderón de La Barca
Serviço
De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão
Data - 03 e 04 de dezembro - sábado e domingo
Horário - 18h
Duração - 70 minutos
Local - Teatro Flávio Império
Endereço - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - São Paulo
Grátis
Classificação - livre
Till, a saga de um herói torto
Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início nosso protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias. Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem encontrado em várias culturas, que se assemelha muito ao nosso Macunaíma ou Pedro Malasartes. Além de Till e uma infinidade de rústicos personagens medievais, a peça conta também a história de três cegos andarilhos que buscam a salvação sonhando alcançar as torres de Jerusalém.
Confira no vídeo abaixo trecho do espetáculo:
Ficha técnica
Till, a saga de um herói torto
Direção - Júlio Maciel
Texto - Luís Alberto de Abreu
Elenco - Antonio Edson, Beto Franco, Eliseu Custódio, Eduardo Moreira, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Fernanda Vianna
Cenografia e Figurino - Márcio Medina
Direção Musical (arranjos, adaptações e composições) - Ernani Maletta
Preparação Corporal para Cena - Joaquim Elias
Iluminação Original - Alexandre Galvão e Wladimir Medeiros
Adaptação Projeto Iluminação - Rodrigo Marçal
Adaptação Projeto Cenográfico - Taísa Campos
Caracterização - Mona Magalhães
Adereços - Luiza Horta, Marney Heitmann e Raimundo Bento
Manutenção dos Adereços - Marney Heitmann
Assistente de Figurino - Paulo André
Preparação vocal: Babaya
Técnica de Pilates - Waneska Carvalho
Assistentes de Cenotecnia - Israel Silva e Gustavo Campos Ed
Montagem e Operação de Luz - Rodrigo Marçal
Montagem e Operação de Som - Fábio Santos
Montagem de Cenário - Israel Silva
Assistente Técnico e Contrarregra - William Teles
Costureiras - Taires Scatolin e Idaléia Dias
Comunicação - Fernando Dornas, Izabella Bontempo, Letícia Leiva e Matheus Carvalho
Assessoria de Imprensa - Polliane Eliziário | Personal Press
Assessoria de Imprensa São Paulo - Márcia Marques e Daniele | Canal Aberto
Produção Local - Híbrida Arte e Cultura
Identidade Visual - Filipe Lampejo e Vinícius de Souza
Design Gráfico - Filipe Lampejo e Rita Davis
Fotos - Humberto Araujo
Produção Executiva - Beatriz Radicchi
Direção de Produção - Gilma Oliveira
Produção - Grupo Galpão
Serviço
Till, a saga de um herói torto
Data - 06, 07 e 08 de dezembro
Horário - terça e quarta, às 21h e quinta, às 18h e 21h
Duração - 90 minutos
Local - Teatro Procópio Ferreira
Endereço - Rua Augusta, 2823 - Cerqueira César, São Paulo
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Classificação - livre
Nós
Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A montagem do Grupo Galpão debate questões atuais, como violência e intolerância, a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. O espetáculo foi gerado a partir de um mergulho radical na experiência do grupo.
Confira no vídeo abaixo trecho do espetáculo:
Ficha técnica
Nós
Direção - Marcio Abreu
Elenco - Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Inês Peixoto
Dramaturgia - Marcio Abreu e Eduardo Moreira
Cenografia - Marcelo Alvarenga | Play Arquitetura
Figurino - Paulo André
Iluminação - Nadja Naira
Trilha e Efeitos Sonoros - Felipe Storino
Assistência de Direção - Martim Dinis e Simone Ordones
Preparação Musical e Arranjos Vocais/Instrumentais - Ernani Maletta
Preparação Vocal e Direção de Texto - Babaya
Colaboração Artística - Nadja Naira e João Santos
Assistência de Figurino - Gilma Oliveira
Assistência de Cenografia - Thays Canuto
Cenotécnica e Construção de Objetos - Joaquim Pereira e Helvécio Izabel
Operação e Assistência de Luz - Rodrigo Marçal
Operação de Som - Fábio Santos
Assistente Técnico - William Teles
Confecção de Figurino - Brenda Vaz
Técnica de Pilates - Waneska Torres
Comunicação - Fernando Dornas, Izabella Bontempo, Letícia Leiva e Matheus Carvalho
Assessoria de Imprensa - Polliane Eliziário | Personal Press
Assessoria de Imprensa em São Paulo - Márcia Marques e Daniele | Canal Aberto
Produção Local - Híbrida Arte e Cultura
Identidade Visual - Filipe Lampejo e Vinícius de Souza
Design Gráfico - Filipe Lampejo e Rita Davis
Fotos de Divulgação - Guto Muniz
Imagens Escaneadas - Tibério França e Lápis Raro
Registro e Cobertura Audiovisual - Alicate Conteúdo Audiovisual
Direção de Produção - Gilma Oliveira
Produção Executiva - Beatriz Radicchi
Produção - Grupo Galpão
Serviço
Nós
Temporada - 14 a 17 de dezembro - quarta a sábado
Horário - 19h
Duração - 90 minutos
Local - Teatro do Centro Cultural Olido
Endereço - Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Grátis - retirada de ingressos na bilheteria com 1h de antecedência
Classificação - 16 anos
0 Comentários