O macarrão, prato principal da culinária italiana, ganhou a mesa do brasileiro há muitos anos, com a vinda dos imigrantes europeus, principalmente no século XIX. A aceitação foi tão positiva por aqui que, hoje, quase ninguém dispensa um prato bem apetitoso e fácil de se fazer. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos (Abimapi), o macarrão está presente em 99% dos lares brasileiros.
Há várias versões sobre a origem do alimento, mas a mais aceita por especialistas é que o macarrão surgiu na ilha Sicília, na Itália, ainda no século IX. Desde então, a comida faz muito sucesso em todo o mundo e ganhou um dia para ser celebrado: 25 de outubro. Segundo a chefe de cozinha Wila Borges da Sax Coffee & More, restaurante localizado em Goiânia (GO), o Brasil é um dos países onde há a maior procura pela massa.
“Nós somos o terceiro país que mais consome macarrão no mundo. Aqui, consumimos em torno de 6 quilos do alimento por pessoa ao ano, enquanto na Itália a média é de 23 quilos”, detalha.
No Brasil, o prato é tradicionalmente preparado por dois tipos de massas: secas, onde os chefes fazem o uso de alimentos não perecíveis e são facilmente encontrados em supermercados, e as frescas que, preparadas com ingredientes nobres, como a semolina de trigo, ficam mais leves. Wila Borges explica que, independente da massa, o que dá sabor à comida é o amor e a atenção durante o preparo.
A chefe afirma que o prato ganhou toque brasileiro, como é o caso do famoso “macarrão ao dente”, feito com molho de tomate. Wila ressalta que, tanto essa combinação quanto a tradicional italiana, em que se usa uma combinação de ervas e molho branco, são sinônimo de sucesso em qualquer casa brasileira.
“Há público para todos os gostos, tem pessoas que não abandonam o tradicional macarrão italiano e tem aqueles com apreço do macarrão com o toque brasileiro. O resultado é sempre o mesmo: satisfação por um belo prato”, revela Wila Borges.
Macarrão com vinho
Sútil, o macarrão é compatível com todas as ocasiões, desde a encontros familiares, corporativos a casuais e até os românticos e harmoniza com diversas bebidas, inclusive os tão consumidos vinhos. Inclusive, é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes em Goiânia. O sócio da cafeteria Sax Coffe & More, Paulo Renato Alves, por exemplo, decidiu incluir o macarrão em seu cardápio após receber diversos pedidos dos frequentadores do estabelecimento.
“Os goianos são apaixonados por macarrão, pensamos em agradar o paladar desse público e pensamos: porque não incluir a massa em nosso menu? Aqui temos quase 60 rótulos de vinhos que podem ser desfrutados com o prato", detalha.
Na Sax Coffe & More são oferecidos quatro pratos com a massa, montados pela chefe Wila, como nhoque de semolina com ragu de ossobuco e queijo parmesão; nhoque de semolina com fonduta da canastra, cogumelos e rúcula; linguine carbonara - massa longa com ovos, bacon, pimenta do reino e queijo pecorino; e linguine com ragu de ossobuco e queijo parmesão. “As massas como as que utilizamos têm um gosto marcante e combinam com tudo, desde água a vinho", ressalta ela.
0 Comentários