Cia PeQuod estreia releitura em anime de Pluft, o fantasminha

Foto - Renato Mangolin

Com recursos especiais de luz e teatro de bonecos, grupo carioca recria clássico de Maria Clara Machado com referências da cultura japonesa no Teatro do Sesi São Paulo

São Paulo recebe, entre os dias 26 de agosto e 04 de dezembro de 2022, a temporada de estreia da mais recente montagem de Pluft, o fantasminha, clássico de Maria Clara Machado. De autoria da premiada Cia PeQuod - Teatro de Animação do Rio de Janeiro, o espetáculo usa teatro de bonecos e recursos especiais de iluminação para dar uma nova roupagem ao texto. A montagem estará em cartaz no Sesi São Paulo com sessões de quintas e sextas, às 11h e sábados e domingos, às 15h. A reserva gratuita de ingressos pode ser feita pela site aqui.

O fato de estrear em São Paulo, cidade com a maior colônia japonesa fora do Japão, inspirou o diretor Miguel Vellinho a trazer para a montagem referências de mangás e animes infantis como A princesa Mononoke, Ponyo e Meu amigo Tororo. Além disso, tanto os manipuladores como os bonecos usam trajes de inspiração oriental e dialogam também com elementos trazidos pela design de moda Eiko Ishioka.

Foto - Renato Mangolin

"Sempre trabalhamos com a técnica da manipulação direta, oriunda do Bunraku japonês. Essa montagem reverencia os tantos pontos que aproximaram e aproximam Brasil e Japão há tanto tempo", pontua Miguel Vellinho, diretor da peça.

Da mesma forma que há a presença da forte ancestralidade nipônica como inspiração para a peça, há também o apreço tecnológico característico que inspirou a PeQuod a usar recursos especiais de iluminação via Wi-Fi, atrelando tecnologia com a produção artesanal dos bonecos, que foram confeccionados por duas artistas que vieram da França para esse propósito. Uma delas é Maria Cristina Rego Barros, antiga integrante da PeQuod.

Em cena, a clássica obra ganha mais dinamismo e ação, com mudanças nas personalidades e nomes de alguns personagens. "A mãe de Pluft, que trazia elementos próximos de uma matriarca do século passado, com ênfase aos trabalhos domésticos, reaparece de forma renovada e atualizada aos tempos de agora. Já o famoso Pirata Perna de Pau reaparece como Cara de Mau, atenuando uma visão capacitista que existia quando o texto foi escrito", conta a atriz Liliane Xavier.

Foto - Renato Mangolin

O desejo de produzir um olhar contemporâneo para a obra de Maria Clara Machado surgiu durante a pandemia, na celebração dos 100 anos da escritora. As reuniões entre direção e elenco começaram ainda de forma online, com a leitura e estudo do texto.

A Cenografia do espetáculo nasce de um jardim japonês, com a presença de elementos característicos daquele país. O traço de inspiração oriental também surge na janela que indica o sótão da casa onde a ação acontece, dividindo o interior do exterior a ser pintado na tela de fundo. Para ambientar a história, as cores da luz dos fantasmas mudam conforme os sentimentos dos personagens, enfatizando momentos de medo, raiva e vergonha.

Sinopse

Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores autoras brasileiras do teatro para crianças. A PeQuod encena a obra mais famosa da dramaturga, Pluft, o fantasminha. O célebre personagem, que morre de medo de gente, viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dá ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo.

Ficha técnica
Pluft, o fantasminha
Texto original de Maria Clara Machado
Dramaturgia e Adaptação Cia PeQuod - Teatro de animação
Direção - Miguel Vellinho
Elenco - Caio Passos, Liliane Xavier, Márcio Nascimento, Mariana Fausto, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Cenografia - Doris Rollemberg
Figurinos - Kika de Medina
Iluminação - Renato Machado e Maurício Fuziyama
Criação e Escultura dos Bonecos - Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Equipe de Confecção Bonecos e Adereços - Arlete Rua, Diego Diener, Diirr, Eduardo Andrade, Fampa Artes, Gustavo Kaz, Miguel Vellinho, Rogerinho Assis e Thaisa Violante
Adereços Cênicos - Eduardo Andrade | Arte 5
Adereços de Figurino - Arlete Rua
Iluminação dos Bonecos - Maurício Fuziyama
Operador de Luz - Felipe Miranda
Operador de Som - Edson Rubens Soldi e Alessandro Aoyama
Sonorização - Alessandro Aoyama
Cenotécnicos - Anderson Batista Dias Veiga e Djavan Costa
Equipe de Montagem de Luz - Felipe Miranda, Larissa Kalusinski e Maurício Fuziyama
Costureira Cenário - Nice Tramontin
Costureiras Bonecos - Maria Amélia da Silva e Maria do Carmo
Assistente Adereços Cênicos - Marcely Soares
Assistente de Produção - Gustavo Kaz
Programação Visual - Roberta de Freitas
Fotos - Renato Mangolin
Assessoria de imprensa - Daniele Valério, Márcia Marques e Rafaella Martinez | Canal Aberto
Assessoria de Mídias Digitais - Rafael Teixeira
Produção Local - Augusto Vieira
Produção Executiva - Thiago Guimarães
Direção de Produção - Liliane Xavier
Coordenação Geral - Lilian Bertin e Thiago Guimarães
Idealização - Cia PeQuod - Teatro de Animação
Realização - SESI São Paulo

Serviço
Pluft, o fantasminha da Cia. PeQuod - Teatro de Animação
Temporada - de 26 de agosto a 04 de dezembro
Horário - quintas e sextas, às 11h, sábados e domingos, às 15h
Duração - 60 minutos
Local - Teatro do Sesi-SP
Endereço - Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp) - Consolação - São Paulo
A reserva gratuita de ingressos pode ser feita pelo site aqui
Quintas e sextas, às 11h, as sessões são direcionadas aos grupos e escolas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail aqui
Classificação - livre
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários