ISA CTEEP e Jaguar Parade expõem esculturas de onças-pintadas em São Paulo


A iniciativa acontece em diversos pontos, incluindo o grande ABC, até o dia 15 de julho, e seguirá para Nova York em setembro. 
Evento cultural internacional vai arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar as onças-pintadas e seu habitat

A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do País, em parceria com a Jaguar Parade, intervenção artística urbana que reúne esculturas de onças-pintadas estilizadas, promove a exposição gratuita de obras estilizadas em espaços públicos da capital paulista e em shoppings parceiros, até o dia 15 de julho.

No total, cerca de 40 esculturas foram produzidas. Dessas, 11 foram assinadas pelos artistas convidados pela ISA CTEEP: Petterson Silva, Rafael Jonnier, Kássia Rare, Luc Sousa, Celair Ramos (Buga Peralta), Vanessa Alexandre, Sophie Reiterman, Irmãs Gelli, Lettice, Ju Barros e Luiz Escañuela. Essas esculturas poderão ser vistas pelo público nos shoppings Cidade São Paulo, D, Tietê Plaza e Grand Plaza, além do prédio onde está a sede da companhia. As demais estarão expostas na Avenida Paulista e nos shoppings parceiros.

O Hotel Unique também receberá a escultura de uma onça especial. Batizada de Bat Jag, em homenagem ao icônico Batman, será customizada em alusão ao personagem e estará sentada do alto do rooftop do restaurante Skye Bar, olhando para a cidade. Ainda, entre setembro e outubro, estarão em Nova York (EUA), durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A Jaguar Parade é apresentada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, ISA CTEEP e PremieRpet.

A causa

A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, protegendo a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus habitats associados. O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos 100 anos sua população foi reduzida quase pela metade. Estima-se que, na Amazônia, existem 4,5 onças-pintadas por 100 km², em unidades de conservação, e 2,5 em áreas desprotegidas.

Por isso, a fim de preservar a espécie e seu habitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.

O programa foi lançado no Brasil em 2019 e contribui com a proteção e a conservação da biodiversidade em mais de 141 mil hectares na Serra do Amolar, região pertencente ao Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Tal região abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de fazer fronteira com Bolívia e Paraguai.

“Esta é uma iniciativa que nos orgulha e reforça a nossa contribuição proativa para os desafios ambientais globais. Estabelecemos alianças estratégicas para a transformação que, neste caso, em parceria com a Jaguar Parade, promove a conscientização para esta causa primordial da preservação da biodiversidade e de um ecossistema equilibrado para a sobrevivência dos animais, como a onça-pintada. Esperamos que as pessoas possam se aproximar da arte e acompanhar as pinturas, além de interagir com os artistas”, destaca Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA CTEEP. Saiba mais sobre o Conexão Jaguar clicando aqui.

Jaguar Parade em Nova York

Simulação da exibição em Nova York (EUA). Foto - Divulgação

Entre setembro e outubro, as peças serão expostas durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos grandes centros, como United Nations Headquarters, Rockefeller Center, World Trade Center, Central Park Zoo, The High Line, JFK Airport, La Guardia Airport, entre outros.

Nesta edição, o evento acontecerá, em paralelo, de forma online e recebendo de maneira inédita artistas de obras digitais, que serão leiloadas como NFTs (Non Fungible Token - Token Não Fungível), a fim de gerar fundos para a conservação das onças-pintadas. Além disso, ao término do evento, as esculturas serão leiloadas e 100% do lucro será destinado para projetos de preservação da espécie e seu habitat em diversos países da América Latina.

A primeira edição da Jaguar Parade aconteceu em novembro de 2019, reunindo por volta de 90 estátuas, assim sendo, na época, considerada a maior exibição de arte urbana em céu aberto da história da cidade. Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos.

Assim como nas edições anteriores, todas as obras da Jaguar Parade NYC contarão com placas em Braille com sua respectiva identificação para que os portadores de baixa visão e deficientes visuais sejam incluídos na ação. Dentre as organizações apoiadoras estão United Nations Development Programme, United Nations Environment Programme, UNODC - United Nations, Panthera, Wildlife Conservation Society, World Wildlife Fund, The Lion's Share Fund.


Serviço
Exposição Jaguar Parade
Período - até 15 de julho
Locais
Shopping Cidade São Paulo
Endereço - - Av. Paulista, 1230 - Bela Vista - São Paulo
Avenida Paulista nºs 22, 169, 633, 901, 1300, 1567, 1811, 1963 e 2163
Shopping D
Endereço - Av. Cruzeiro do Sul, 1100 - Canindé - São Paulo
Shopping Tietê Plaza
Endereço - Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465 - Jardim Íris - São Paulo
Shopping Grand Plaza
Endereço - Av. Industrial, 600 - Centro - Santo André (SP)
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários