Espetáculo Sempre mais que um faz curtíssima temporada em São Paulo

Em Sempre mais que um, cinco intérpretes atualizam no corpo o momento presente. Foto - Juliana Vinagre

Trabalho coreográfico dirigido por Marcus Moreno e inspirado na obra da artista plástica Amélia Toledo, fica em cartaz na Galeria Olido de 15 a 17 de julho

Com direção de Marcus Moreno, estreia em curtíssima temporada, de 15 a 17 de julho, na Sala Olido (térreo da Galeria Olido), Sempre mais que um, trabalho coreográfico que investiga o estado que antecede o momento presente, tendo como ponto de ignição a obra da artista plástica Amélia Toledo, no que ela gera reflexão sobre a concretude e a efemeridade à qual pertencemos.

Sempre mais que um se refere aos vários corpos existentes em um corpo presente, permeado pelo espaço e por temporalidades. “O eu do agora é o eu de muitos, atravessado por matérias, memórias, ancestralidades; o eu é o outro e é capaz de acionar distintas constelações a cada novo encontro”, comenta Marcus Moreno que, em 10 anos de trajetória artística, tem buscado na dança maneiras de investigar o estado presente das coisas. "As possibilidades são infinitas, já que o presente que aqui está já não é mais, quando se faz possível nomeá-lo".

Foto - Juliana Vinagre

Desdobramento de uma residência artística, conduzida por Moreno, o espetáculo traz cinco performers - Diego Freire, Maria Fernanda Machado, Mariana Molinos, Raony Iaconis e Rebeca Tadiello -, que se permitiram contaminar pelo frescor desse estado de antecedência, que parece só poder ser construído a partir do fluxo contínuo, que pertence ao dinamismo do campo relacional, ou seja, quando afetamos e nos deixamos afetar.

Acompanhados pela luz de Hernandes de Oliveira e a trilha original composta por Antonio Prado, corpos materializam imagens e são diluídos com o espaço. Entre cruzamentos de ideias, referências e questões de como produzir espaços de afeto coletivo por meio da fisicalidade, uma citação do filósofo italiano Emanuele Coccia também balizou a busca permanente dos criadores intérpretes por atualizar o momento presente: “viver nada mais é do que se misturar à vida dos outros". Sempre mais que um é parte do projeto Lembrei que Esqueci, contemplado pelo 29º Edital do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Foto - Juliana Vinagre

Sobre Marcus Moreno

Mestrando em Artes da Cena pela Unicamp, tem formação em Comunicação das Artes do Corpo, especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP), e licenciatura pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2012, realiza criações solo, em colaboração com artistas convidados, como A Imagem como Ausência (2013), A Flor da Lua (Residência Casa das Caldeiras/2016), Estudo para o Encontro” (2017), Instante-já, indicado ao Prêmio APCA de Dança/2019 (Espetáculo/Estreia e Criação de Luz e Espaço Cênico de Hernandes de Oliveira), e Entre Espaço Onde Tudo Existe (2021). Desde 2016, desenvolve os Encontros Efêmeros, criando trabalhos de improvisação com artistas da cena contemporânea. É programador da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Ficha técnica
Sempre mais que um
Concepção e Direção - Marcus Moreno
Criação e Dança - Diego Freire, Maria Fernanda Machado, Mariana Molinos, Raony Iaconis e Rebeca Tadiello
Criação de Luz e Espaço Cênico - Hernandes de Oliveira
Trilha Original - Antonio Porto
Conceito de Figurino - Marcus Moreno
Artista em Processo de Formação - Rafaela Maciel
Palestrantes Convidados - Christine Greiner e Marcus de Lontra Costa
Aulas Abertas - Michele Mattos e Rafaela Sahyoun
Fotos - Juliana Vinagre e Silvia Machado
Design Gráfico e Mídias Sociais - Juliana Vinagre
Registro em Vídeo - Nome Filmes
Assessoria de Imprensa - Elaine Calux
Mediação de Público - Portal MUD
Audiodescrição - Ver com Palavras
Assistente de Produção - Junior Cecon
Produção Executiva - Cristiane Klein
Direção de Produção - Dionísio Produção

Serviço
Sempre mais que um
Data - 15, 16 e 17 de julho
Horário - sexta-feira, às 15h e 19h, sábado, às 19h e domingo, às 18h
Sessões com recurso de audiodescrição - 15 de julho - sexta-feira
Duração - 40 minutos
Local - Galeria Olido - Sala Olido
Endereço - Av. São João, 473 - Centro - São Paulo (entre as estações República, São Bento e Anhangabaú do Metrô)
Grátis
Classificação - 12 anos

Postar um comentário

0 Comentários