Confraria da Dança lança o infantil Brinquedos e Inventos Para Dançar em vídeo

Foto - Roberto Assem

Na passagem por São Paulo, grupo campineiro também faz bate-papo e oficina de dança na Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Confraria da Dança, de Campinas (SP) oferece no sábado, dia 23 de julho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, uma oficina de dança para crianças, a apresentação de um vídeo baseado no espetáculo Brinquedos e Inventos Para Dançar seguido de bate-papo com o grupo. A disponibilização do vídeo em seu canal do YouTube (clique aqui) será a partir do dia 30 de julho.

Além dessas ações, o grupo promove ainda atividades na Oficina Cultural Oswald de Andrade voltadas ao público adulto e apresentações e oficinas em Campinas, tanto de suas apresentações para as crianças quanto para o público geral.

Segundo os fundadores da Confraria da Dança, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, Brinquedos e Inventos Para Dançar - que está desde 2006 no repertório do grupo - tem uma relação forte com a língua portuguesa. Na obra, os intérpretes brincam com a sonoridade e o sentido das palavras, escapando de uma narrativa tradicional determinada por um começo, meio e fim. "As brincadeiras com corpo, palavras, sons e objetos são tratadas como dança. Inclusive trazemos muitas brincadeiras do cotidiano para a cena", contam os idealizadores.

Foto - Roberto Assem

A comunicação oral - a palavra em cena - é ingrediente presente na obra e acrescenta elementos que aproximam o público da linguagem corporal, enriquecendo o diálogo entre bailarinos e plateia. As coreografias são embasadas por brincadeiras com aliterações, associação de ideias - com os múltiplos sentidos que uma palavra ou frase pode ter -, assim como a multiplicidade de palavras existentes e passíveis de serem inventadas para descrever ou reinventar algo ou alguma ação.

Para criar a versão em vídeo, os artistas ficaram atentos aos movimentos de câmera, aproximações, recortes e mudanças de ângulos em substituição ao que era antes o olhar de cada espectador no espetáculo presencial. "Também nos preocupamos com a ligação entre cada uma das cenas para que o espetáculo não fique fragmentado", contam. Para gerar esse efeito, foram utilizadas três câmeras em posicionamentos diferentes.

Cenografia e figurinos se caracterizam pela singeleza dos elementos, bem de acordo com a experiência de brincadeira de criança: um biombo de tecido colorido, uma grande caixa de papelão, um mini-banco de madeira, uma cadeirinha, pequenas gavetas que se transmutam e rearranjam o espaço. Bolas de meia saltam da bacia e desenrolam uma gata Fubeca, caixa de ferramentas guarda uma coleção de pés.

Foto - Roberto Assem

Fritadeiras de pastel servem para encaçapar bolas de meia e também como máscaras de esgrima, as espadas são colheres de pau, sombrinha , uma folha de papel, um capacete de bicicleta, uma chaleira e muitos outros elementos que se tornam objetos e animais criados de modo artesanal, relembrando também os antigos brinquedos de infância.

A trilha musical, composta e gravada exclusivamente para o espetáculo por Rafael dos Santos, explora as variáveis da composição e dos arranjos que se conectam com as cenas e embalam a dança dos artistas por entre as histórias contadas, passando pela marcha, a valsa, o lundu, o maxixe, num jogo sonoro que transpassa pela música erudita à música popular brasileira.

Sobre a oficina Dança, Ação, uma Pitada de Emoção

Uma pitada de “prosa de corpo” para a criançada embarcar numa gostosa brincadeira de inventar e dançar. Os coordenadores da oficina, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, propõem um jogo em constante transformação para criar movimento e comunicação pelo corpo. Exercícios de alongamento, aquecimento e desbloqueio muscular são introduzidos de forma lúdica, em meio a brincadeiras. A conscientização e exploração das estruturas ósseas e musculares além do estímulo aos sentidos, à emoção, às qualidades e fluxos de energia são desenvolvidos, resultando numa gostosa brincadeira dançada. Com duração de duas horas e número reduzido de vagas, apenas 20, a seleção se dará por ordem de inscrição aqui. Podem participar crianças acima de sete anos e acompanhantes adultos.

Sobre Brinquedos e Inventos Para Dançar

Foto - Roberto Assem

No espetáculo, a Confraria da Dança convida a criançada para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. Todos juntos embarcam numa história sem pé nem cabeça, ou melhor: com pés e cabeças dançando pra todo lado. Uma ideia puxa a outra e a dança contamina bacias, bolas de meia, pedacinhos de papel, colheres, canecas e chaleiras. Cada criança da plateia imagina o que quiser e reinventa o universo com Brinquedos e Inventos para Dançar. Marcando os 16 anos da estreia do espetáculo, a Confraria da Dança exibe o vídeo gravado em sua sede em junho de 2022 por meio do projeto contemplado pelo Edital ProAC nº 09/2021 - Público Infantojuvenil/#CulturaEmCasa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha técnica
Brinquedos e Inventos Para Dançar
Direção, Dramaturgia, Cenografia e Figurino - Diane Ichimaru
Criação e Interpretação - Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues
Trilha Musical, Composições Originais, Arranjo e Execução ao Piano - Rafael dos Santos
Desenho de Iluminação - Marcelo Rodrigues
Operação de Luz e Som - Coré Valente
Filmagem - Albert Moreira e Celso Saraiva Jr. | ASA100 Produções Câmeras
Som Direto - Guga Lourenço
Edição  - Albert Moreira
Projeto Gráfico - Lucas Ichimaru
Assessoria de Imprensa - Márcia Marques | Canal Aberto
Produção Executiva e Coordenação Geral - Confraria da Dança

Sobre a Confraria da Dança

Fundada em 1996 por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a Confraria da Dança está sediada na cidade de Campinas/SP, tendo completado 25 anos de atividades relacionadas à pesquisa, criação e produção artística. Honrando o termo “confraria” - conjunto de pessoas que se associam tendo em vista interesses e objetivos comuns - realiza parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas. A Confraria da Dança acumula em sua trajetória premiações da APCA, da Funarte/MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, Sesi SP, Itaú Cultural/Rumos Dança.

Serviço
Oficina Dança, Ação, uma Pitada de Emoção
Data - 23 de julho - sábado
Horário - das 11h às 13h
Vagas - 20
Para se inscrever clique aqui
Vídeo Brinquedos e Inventos para Dançar seguido de bate-papo com elenco
Data - 23 de julho - sábado
Horário - 15h
Local - Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Lançamento de Brinquedos e Inventos Para Dançar em vídeo
Data - 30 de julho - sábado
Horário -  a partir das 16h
Local - canal da Confraria da Dança aqui

Postar um comentário

0 Comentários