Cia. Palhadiaço estreia o espetáculo O C.O.R.R.E.

Foto - Rogério Nascimento

O “corre” diário dos profissionais de entregas por aplicativo é subvertido pela palhaçaria: malabares, músicas, mágica e manobras radicais são entregues de patins, patinete e pernas de pau

A Cia. Palhadiaço estreia O C.O.R.R.E. no dia 14 de julho, na Casa de Cultura do Itaim Paulista, em temporada itinerante pela zona leste de São Paulo. Com texto assinado por Matheus Barreto, junto ao coletivo, e direção de Renato Ribeiro, que também é artista-palhaço, o espetáculo dá continuidade ao trabalho de “palhaçaria periférica” da trupe, no qual cria diálogos com a cidade, suas periferias e seus artistas com suas habilidades artísticas, subversivas e resistentes.

Três personagens, entre uma corrida e outra, sempre se encontram na Adega. Estacionam por lá os meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas, como patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau (para entregas em prédios). Cansados de serem explorados e mal paguos pelo aplicativo de entrega Mifood, decidem iniciar uma revolução. O espetáculo - interpretado por Priscyla Kariny, Rogério Nascimento e Kauan Scaldelai - reúne palhaçada, malabares, mágica, música, acrobacia e manobras radicais, um verdadeiro “corre” de diversão.

Foto - Rogério Nascimento

Guiada pela comicidade, a Cia. Palhadiaço criou o espetáculo a partir de pesquisa calcada nas histórias e no trabalho de entregadores de aplicativos. Os integrantes imergiram no universo desses profissionais fundamentais nas cidades, principalmente durante a pandemia. A montagem traz o palhaço marginal, resistente, de enfrentamento: uma estética criada a partir da pesquisa da oralidade e da expressão corporal com olhar contemporâneo e lúdico para as questões urbanas e periféricas.

A encenação mostra a realidade do “corre” da profissão subvertida pela palhaçaria, pela vertente circense ao entregar habilidades, histórias e humor, costurados pela música ao vivo em ritmo de hip hop, funk, videogame e cantigas infantis.

“A trilha sonora tem o sotaque paulistano. Esses gêneros são ótimos para contar histórias, assumindo também a função dramatúrgica, inclusive pesquisamos como seria a voz do palhaço cantando”, comenta Rogério Nascimento.

Foto - Rogério Nascimento

A sonorização do espetáculo é repleta de sons da cidade como escapamentos, buzinas, freagem e sinos de bicicleta. A caracterização contemporânea da Cia. Palhadiaço vem com adereços carregados de simbolismos que ajudam a contar a história, a exemplo das “máscaras utilitárias” feitas com objetos de consumo cotidiano (sacolas, sacos, embalagens de pizzas e caixas) que são ressignificados.

O C.O.R.R.E. busca um diálogo consciente sobre a luta por melhores condições de trabalho, temperado pelas curiosidades de um cotidiano nada convencional. Entrevistas com entregadores e pesquisa em material registrado pela imprensa resultaram em uma ficção que usa o cômico para debater as opiniões e direitos da classe.

“O capital é o vilão dessa categoria de profissionais que não possui nenhum tipo de assistência”, argumenta Rogério. Os personagens dessa história também enfrentam o conflito da falta de autoridade em sua “organização”, e o desafio é operacionalizar essa organização diluída. “Haja malabarismos para isto!”, brinca o elenco.

Ficha técnica
O C.O.R.R.E.
Criação - Cia. Palhadiaço
Direção - Renato Ribeiro
Texto - Matheus Barreto e Cia. Palhadiaço
Elenco - Kauan Scaldelai, Priscyla Kariny e Rogério Nascimento
Direção Musical - Kauan Scaldelai
Figurino - Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe
Cenografia - Renato Ribeiro e Cia. Palhadiaço.
Arte Gráfica - Renan Preto
Fotografia e Vídeo - LSF
Assessoria de Imprensa - Eliane Verbena
Produção Executiva - Pião Produções Artísticas
Idealização - Cia. Palhadiaço
Realização - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa via Edital ProAC 10/2020.

Serviço
 O C.O.R.R.E. com a Cia. Palhadiaço
Temporada - de 14 a 30 de julho
Grátis
Duração - 50 minutos
Classificação - livre

Data - 14 de julho - quinta-feira
Horário - 15h
Local - Casa de Cultura do Itaim Paulista
Endereço - Rua Monte Camberela, 490 - Itaim Paulista - São Paulo

Data - 16 de julho - sábado
Horário - 15h
Local - Praça do Forró
Endereço - Avenida São Miguel, 9663 - São Miguel Paulista - São Paulo

Data - 17 de julho - domingo
Horário - 15h
Local - Parque Ecológico Chico Mendes
Endereço - Rua Cembira, 1201 - Vila Nova Curuca - São Paulo

Data - 24 de julho - domingo
Horário - 15h
Local - Praça Osvaldo Luís da Silveira
Endereço - “Praça do Wi-fi” - Parque São Rafael - São Paulo

Data - 29 de julho - sexta-feira
Horário - às 09h e às 15h
Local - E.M.E.I. Professora Eldy Poli Bifone
Endereço - Avenida Ariston Azevedo, 134 - Belenzinho - São Paulo

Data - 30 de julho - sábado
Horário - 16h
Local - Centro Cultural Arte em Construção
Endereço - Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários