Artista Cristina Suzuki ocupa Salão do Paço de Santo André com sua série Imprinting

Estudos para a Ocupação. Foto - Cristina Suzuki

Primeiro projeto individual da artista na cidade, a "Ocupação" poderá ser visitada gratuitamente até 20 de agosto

O Salão de Exposições do Paço de Santo André recebe, até o dia 20 de agosto, a Ocupação de Cristina Suzuki. Esta é a primeira vez que a artista visual realiza um projeto individual na cidade em que vive e trabalha há mais de 20 anos.

O projeto, aprovado no ProAC Expresso Lei Aldir Blanc no 50/2021, apresenta a arte contemporânea por meio de instalações da artista em um espaço importante para o cotidiano do município: O Salão de Exposições do Paço. Inaugurado na década de 1960, o local compõe o conjunto arquitetônico e urbanístico localizado no centro da cidade que foi projetado pelo arquiteto Rino Levi, um dos maiores nomes do modernismo no Brasil, e paisagismo do renomado artista Roberto Burle Marx.

A Ocupação nasce da série “Imprinting”, iniciada em 2012, em que, a partir de um desenho inicial criado por ela e combinado com ele mesmo de diferentes maneiras, com um carimbo, a artista transforma esse elemento - denominado por ela de Figura 1 - em novas imagens sobre os mais variados suportes, proporções e arranjos.

Começando por pequenas dimensões, em papéis, como pequenas gravuras em um processo artesanal, até passar a superfícies maiores e mídias digitais. Todo processo tem como referência as tintas de carimbo, portanto, o público poderá observar a predominância do azul na obra de Suzuki.

Para a artista, a Ocupação, mais do que uma exposição, pode ser traduzida como um evento que tem a proposta de conversar com o espaço expositivo no Centro de Santo André, área que compreende o Paço Municipal do município e concentra os três poderes, além do Teatro Municipal, a Biblioteca, o auditório e o edifício da Secretaria de Cultura - com as suas características originais, como ele vem sendo disponibilizado ao público e como esse público interage com ele.

O Salão carrega características marcantes da arquitetura modernista, como a simplicidade das formas, com uma estética clean, a valorização de espaços livres e iluminados e o uso de vidro - recurso que permite uma integração maior com a paisagem do entorno.

E é justamente para dar acesso ao que geralmente fica restrito a quem está dentro dos espaços expositivos que, neste projeto, Suzuki combinará a sua Figura 1 com ela mesma para criar padrões complexos e distintos e ocupar todos os painéis do salão que têm a face voltada para o exterior do Salão. O espaço será ocupado de dentro para fora: durante o período da intervenção, ele permanecerá fechado e o público será convidado a acessar a obra da artista sem adentrar o espaço, mas o contornando.

“Como artista, tenho um posicionamento de levar trabalhos para fora dos espaços institucionais de artes visuais, de deslocar o circuito de arte contemporânea até esse outro espaço no intuito de quebrar uma certa barreira que o circuito formal nos impõe. O que me proponho é trazer a arte contemporânea para o cotidiano, incentivar as pessoas a procurarem outros artistas e perceberem que nós, que trabalhamos com essa linguagem, estamos muito mais próximos do dia a dia delas do que se imagina, ocupando e nos relacionando com os mesmos espaços públicos”, afirma Cristina Suzuki.

Imprinting em espaços públicos

Estudos para a Ocupação. Foto - Cristina Suzuki

Cristina Suzuki realiza projetos que fomentam as artes visuais não só de Santo André, mas da região do ABC, como orientação de artistas visuais, curadorias e produção cultural. O edital da Lei Aldir Blanc possibilitou à artista realizar esse tipo de ocupação anteriormente com mesmas premissas de ocupar e interagir com espaço público de Santo André.

“Desde que comecei a ocupar espaços externos, surgiu o desejo de criar instalações mais permanentes, fazendo com que esse trabalho reverbere na região em que eu mesma ocupo, como uma obra pública”, conta Suzuki. A obra pública de 150 metros instalada em 2021 no muro externo da Escola Estadual Papa João I - localizada no Parque Novo Oratório bairro onde a artista reside e instalou seu ateliê - também foi aprovada por meio da Lei Aldir Blanc em 2020 e desdobrada em um minidoc.

Em São Paulo, no ano passado, mais um projeto de Suzuki foi selecionado pela Funarte SP para ocupar seus espaços expositivos no Teatro de Arena Eugênio Kusnet e na parede externa Alex Vallauri no Complexo Cultural na Alameda Nothmann, que ainda está disponível para visitação.

Sobre a artista

Cristina Suzuki é natural de São Paulo, mas vive e trabalha em Santo André (SP). Formada pela Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (Santo André) em 1990. Pesquisa padrões de diferentes naturezas, possibilidades de reprodutibilidade e alternativas de ‘pulverização’ do trabalho de arte utilizando gravuras, fotografias, objetos, instalações, desenhos digitais e vídeos. Além de sua produção autoral, realiza orientação de artistas visuais, curadorias e é produtora cultural. Tem participações em diversos salões de arte contemporânea no Brasil e obras nos acervos institucionais.

Serviço
Ocupação
Artista - Cristina Suzuki
Texto de apresentação - Nancy Betts
Visitação - até 20 de agosto
Horário - todos os dias (24h)]
Local - Salão de Exposições do Paço
Endereço - Praça IV Centenário, s/n - Centro - Santo André (SP)
Grátis

Postar um comentário

0 Comentários